» » DEFESA CIVIL Órgão promove nova mobilização para doação de sangue

Continuando o trabalho de mobilização para doação de sangue, a Defesa Civil de Camaçari realiza mais uma ação nesta terça-feira (7/8), na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que está localizada no Hospital Geral de Camaçari (HGC). Desta vez, participaram mais de 20 funcionários, também das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Educação (Seduc) e da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
Edmilson Araújo, 43 anos, participou da ação
A mobilização, que tem um grande cunho social, também incentiva aos participantes a se tornarem doadores de medula óssea. Este já é o segundo grupo que participa. A assistente social da unidade, Ariane dos Santos, falou sobre a importância da iniciativa. “Acho muito válida essa união e percebo que está tendo uma sensibilização da importância do ato de doar sangue. Estamos sempre de portas abertas para os grupos”.
O técnico pedagógico da Seduc, Edmilson Araújo, 43 anos, participou da atividade motivado a ajudar as pessoas com a doação. “Ações como esta são essenciais para outras pessoas na recuperação da saúde”, comentou. Ele também realizou com a equipe da secretaria uma mobilização de leitura com os presentes, através da parceria com o Programa Votorantim de Educação.
Os requisitos básicos para ser um doador são: comparecer com documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai ou mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal, e para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos; ter peso superior a 50 kg; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, caso seja após o almoço aguardar duas horas; estar descansado e em boas condições de saúde; para os homens, é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano; já para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano.
Quem deseja doar sangue com mais comodidade, pode realizar agendamento da UCT do Hemoba de Camaçari, através do telefone (71) 3644-4252. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, mas grupos também podem ser agendados, em um sábado por mês.



Autor: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga