![]() |
Entrega da USF Coqueiro de Monte Gordo |
Ainda estão previstas para a USF de Coqueiro de Monte Gordo a confecção e impressão do cartão SUS e a informatização da unidade para, com isso, realizar marcação de procedimentos, exames e consultas. Todos esses avanços têm por objetivo melhor servir os cerca de sete mil usuários da área de abrangência, além de evitar o deslocamento dessas pessoas e a superlotação dos demais equipamentos de saúde da região.
A intervenção na USF de Coqueiro de Monte Gordo faz parte do programa de requalificação das unidades de saúde do município iniciado no primeiro ano de gestão do prefeito Elinaldo Araújo, quando foram entregues 24 equipamentos de saúde totalmente requalificados. A meta é que outros 21 sejam entregues reformados até o fim deste ano.
Durante a entrega do equipamento, o gestor municipal destacou que a requalificação da unidade integra ainda o fortalecimento das ações de saúde em Monte Gordo, que prevê também a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento (PA) da região, que fará parte de um dos três grandes Distritos Sanitários pelo qual o território municipal será dividido.
“Estamos dando continuidade à entrega de mais uma unidade com todos os seus serviços ativos, garantindo atendimento digno para essa população. A ação aproxima e amplia a cobertura de saúde no local, para que a comunidade não precise percorrer longas distâncias para ser atendida por especialistas”, destacou o prefeito.

Além de Coqueiro de Monte Gordo, a USF tem uma área de abrangência que atende as comunidades de Guajirus, Cascalheira, ruas do Ouro, Ingazeira e Nova Aliança, Itaipú, Jordão, Cancelas, Lagoa Seca, e Quilômetro 22.

A gerente da USF, a enfermeira Priscila Porto, era só orgulho do trabalho que foi realizado na unidade. “Assumi a função em novembro do ano passado e fiquei assustada com o que encontrei, pois não tínhamos muito a oferecer aos usuários. No entanto, hoje, eu posso dizer, em nome de toda a equipe, que estamos alcançando o sonho de poder trabalhar de forma decente e realizar o acolhimento digno”, ressaltou.
A dona de casa Cristiane das Neves, 36 anos, estava radiante em saber que ela e seus quatro filhos vão poder voltar a contar com todos os serviços que a USF disponibiliza. “Foi muito tempo tendo que me deslocar para a unidade de saúde de São Bento. Agora, com a reforma, voltou a ficar tudo mais perto e completo. Estou muito feliz”, relatou agradecida.
Além da população e dos líderes comunitários, participaram da cerimônia de entrega do equipamento público de saúde secretários municipais e vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde (Sesau).FOTO: THIAGO CANUTO
Autor: Ascom/PMC