» » » Emoção e homenagens marcam inauguração do PA de Vila de Abrantes

Um novo modelo de atendimento e atenção à saúde básica e de urgência em Camaçari. O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo e o secretário de Saúde, Elias Natan entregaram na manhã desta sexta-feira (21), o novo Pronto Atendimento de Vila de Abrantes, iniciando a descentralização dos serviços de saúde no distrito. A estrutura montada para oferecer melhor acolhimento aos pacientes e funcionários, vai disponibilizar o atendimento completo de urgência, desde os primeiros socorros e internação até a regulação de pacientes. 

O PA estava fechado desde o primeiro semestre desse ano após o forro de gesso da antiga unidade ceder e o local ser interditado pela Defesa Civil. Com a reabertura da unidade, foi dado início ao projeto do Distrito Sanitário de Vila de Abrantes, que vai compreender as Unidades de Saúde da Família (USF), o Pronto Atendimento (PA), a instalação de uma Policlínica com 12 especialidades e unidade de vigilância sanitária. 

Para o vereador Gilvan, a inauguração do PA de Vila de Abrantes inicia um novo capítulo na saúde do distrito, com a implantação da estrutura descentralizada. “Esse é o resultado de um esforço coletivo, que mobilizou o prefeito Antônio Elinaldo, toda equipe de saúde, a Câmara e a comunidade. Nossa preocupação sempre foi de oferecer o melhor serviço para a população”, destaca Gilvan. 

O prefeito Antônio Elinaldo não escondeu a felicidade de poder entregar um equipamento completo e iniciar a implantação do Distrito Sanitário de Abrantes. “Estamos aqui entregando um PA robusto e requalificado, na qualidade que a populaça de Vila de Abrantes merece”, afirmou Elinaldo. O prefeito também garantiu que a mesma estrutura será implantada no distrito de Monte Gordo.

Pronto Atendimento 

O novo PA tem capacidade de realizar até 200 atendimentos diários. Após passar por uma completa requalificação de estrutura física e pessoal, o PA Dr. Artur Sampaio contará com atendimento de urgência e emergência 24h com dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. 

A população também vai ter acesso a dois leitos de enfermaria masculina, dois leitos de enfermaria feminina, um leito de pediatria, cinco poltronas de observação e uma sala de parada totalmente equipada para dar suporte a pacientes graves.

A unidade fará o acolhimento e atendimento de urgência clínica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica. Fará suturas, regulação de leitos para hospitais do Estado via sistema de Regulação, terá eletrocardiograma de longa duração e ambulâncias para as regulações.

Homenagem

Com camisas personalizaras e a saudade deixada pela partida recente, familiares, amigos e funcionários da Secretaria de Saúde de Camaçari compareceram a inauguração do Pronto Atendimento Dr. Artur Sampaio para homenagear o médico que nomeia a unidade. 
Dr. Artur era servidor da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) e faleceu na madrugada do último domingo (16/09). 

O nome foi apresentado pela mesa diretora da Câmara Municipal, com apoio e aprovação de todos os vereadores da Casa. Dr. Artur era coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesau, atuou durante 10 anos como médico de urgência, especialista em pediatria e clinico geral em unidades de saúde de Camaçari, exercendo ainda, os cargos de coordenador médico das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e médico plantonista, sendo um entusiasta e apoiador de projetos de promoção da saúde preventiva e de atenção básica no município. Foto:Whatsapp

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga