» » » Secretaria da Saúde de Camaçari presta contas do 2º quadrimestre de 2018

Em Audiência Pública realizada nesta terça-feira (25), os vereadores de Camaçari acompanharam a apresentação da prestação de contas do 2º quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).
Dentre os dados apresentados pelo secretário Elias Natan, que é vereador licenciado, está a ampliação da cobertura da Atenção Básica através da abertura de novas unidades de saúde e da requalificação de pelo menos cinco unidades em funcionamento no município. 
Como ações positivas realizadas neste período, o secretário também citou as Ordens de Serviços assinadas para a implantação do Centro de Referência Pediátrico, na Nova Aliança; o Pronto Atendimento em Abrantes; a Policlínica da Orla e a mudança de local da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Temos avançado no que diz respeito à gestão de saúde no nosso município, mas ainda existem muitos desafios. Até o mês de agosto já aplicamos cerca de R$ 113 milhões em ações da nossa pasta”, ressaltou o secretário.
Natan destacou ainda que o investimento em ações de prevenção tem sido o foco da gestão municipal. “Foram gastos, até agosto, cerca de R$ 328 mil na área de prevenção, valor maior do que o recurso total gasto no mesmo período de 2017”, afirmou.
Após a apresentação, foi aberta a palavra para o público. Um dos questionamentos foi apresentado pelo presidente da Associação de Moradores de Coqueiro de Monte Gordo, Francisco Pavan. Ele falou sobre a necessidade de disponibilizar veículos para atendimento domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo. Em resposta, o secretário explicou que está em andamento o processo de licitação para aquisição destes veículos. “Esta é uma área que ainda precisamos avançar”, mencionou.
Fizeram questionamentos e manifestações os vereadores Vaninho da Rádio (DEM), Flávio Matos (DEM), Niltinho (PR), Pastor Neilton (PSB), Jamelão (DEM), Gilvan Souza (PR), Fafá de Senhorinho (DEM), Val Estilos (PPS), Dedel (PSDB) e Zé do Pão (PTB). 
Os parlamentares parabenizaram o secretário pelas ações que seguem melhorando a prestação do serviço para a população e também apontaram algumas demandas ainda existentes no município. “A entrega do Centro de Referência Pediátrico será uma das grandes ações da Secretaria de Saúde. Teremos um espaço adequado e qualificado para atender as mais variadas demandas das nossas crianças”, ressaltou o vereador Flávio Matos (DEM).
Já o vereador Gilvan Souza (PR) destacou a necessidade de promover um debate multidisciplinar para garantir a melhoria na área de saúde. “É preciso incluir outras secretarias no debate sobre saúde no nosso município. Saúde é resultado de ações transversalizadas. Para garantir isso, é preciso discutir outras questões como esgotamento sanitário e prevenção a acidente de trânsito, por exemplo”, finalizou. Ascom Câmara de Camaçari

About Conexão Cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply