


Na modalidade de Ginástica Rítmica foram premiadas a técnica Tania Mara Lyrio e as atletas Sofhia Xavier, Maria Vitória Lyrio, Karem Conceição e Thalita Lima. A treinadora não cabia em si de orgulho das suas meninas. “É uma iniciativa muito boa, uma forma de reconhecer o trabalho e empenho de professores e esportistas. Com certeza, isso vai incentivar as outras garotas a se aperfeiçoarem e conquistarem posições cada vez melhores para que possam viver essa experiência tão gratificante”, falou Tania, que atua como instrutora há 20 anos.
As ginastas Karem, 13 anos, e Thalita, 19, disseram que o evento coloca os atletas em evidência e favorece na hora de buscar patrocínio. “O fato de termos sido escolhidas mostra o nosso potencial e os resultados que a gente pode trazer pro município”, disse Thalita, atual campeã estadual na categoria adulto. Com um saldo de mais de 40 medalhas, Maria Vitória, 13, treina há sete anos e diz estar grata com o reconhecimento. “São momentos como estes que nos mostram o quanto vale a pena se dedicar ao que amamos fazer”, disse ela. Sofhia, 9, pratica GR desde os 6 anos e apesar do pouco tempo já coleciona medalhas. “Me sinto valorizada, isso é fruto de muito esforço e muitas horas de preparo diariamente”, falou com timidez.
O prefeito Elinaldo Araújo falou da sua satisfação em entregar os troféus aos atletas. “Isso é mais do que um reconhecimento, é o nosso muito obrigado por colocar Camaçari sempre numa posição de destaque. Sem dúvida alguma, a nossa cidade é um celeiro de talentos”, concluiu ao ressaltar o esforço que o governo tem feito para colocar o esporte cada vez mais em evidência.
O gestor da Sejuv, Sessé Abreu, pontuou os inúmeros avanços que a gestão tem dado no segmento esportivo, entre eles a criação do Conselho Municipal de Esporte, que terá seus membros empossados até o final de outubro, e a Lei de Patrocínio, sancionada em julho, que possibilita à prefeitura patrocinar eventos e firmar convênios com iniciativa privada para que elas possam estabelecer cotas de patrocínio. “Agora estamos nos dedicando a criar um aditivo na lei para que possamos também patrocinar viagens de atletas”, explicou o secretário ao acrescentar, “É dessa forma que reconhecemos os nossos atletas, trabalhando”, finalizou ele.
O presidente da Federação Baiana de Esporte e Lazer (Febel), Marcos Alves, deu as boas-vindas e falou do prazer que a entidade tem em realizar o evento que conta com patrocínio da Prefeitura. “Sinto que o esporte vive outro momento em Camaçari”, afirmou ao ressaltar que o sucesso é resultado de muito esforço. “Parabéns a cada um dos atletas homenageados, o êxito de vocês é resultado da dedicação e sacrifício”, concluiu ele.
A Homenagem aos Melhores do Ano no Esporte de Camaçari também teve espaço para solidariedade. É que para assistir a premiação, cada pessoa trocou dois quilos de alimentos não perecíveis por um ingresso. Todos os mantimentos arrecadados serão distribuídos entre instituições beneficentes da cidade.
O evento faz parte da programação do Projeto de Esportes, Lazer e Ação Social Interativo 2018, realizado pela Febel.
Foto: Tiago Pacheco