Cerca de 250 jovens, que se alistaram no Tiro de Guerra de Camaçari em 2017, participam, nesta quarta-feira (31/10), no Teatro Cidade do Saber, da cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Durante a solenidade, os rapazes fizeram o juramento à Bandeira do Brasil a fim de confirmar o compromisso em relação aos deveres previstos na Constituição Nacional de que estarão sempre prontos às obrigações militares.

O CDI é o comprovante de que o jovem está em dia com o Serviço Militar, que consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas e na defesa e promoção dos interesses nacionais. Este certificado é solicitado às pessoas do sexo masculino no ingresso em universidades, emissão de carteira de trabalho e passaporte.
A cerimônia foi conduzida pelo 1º Tenente e Delegado do Serviço Militar, Jadir Ferreira Ribeiro, que falou sobre a importância do juramento. “É um ato constitucional em que os jovens juram defender a pátria, independente de ter feito o serviço militar, com o sacrifício da própria vida”, explicou. O militar informou ainda, que mesmo após o juramento à bandeira, quem foi dispensado ainda pode ser convocado a defender a pátria, se necessário, até completar 30 anos.

Além da presença de familiares dos jovens, o evento contou com a participação da secretária de Relações Institucionais, Janete Ferreira, do subtenente e chefe de instrução dos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari, Cristian Pereira Felix, e do secretário da Junta do Serviço Militar, Carlos Santana.
Foto: Kelvi Lima