» » » Distrito Sanitário de Abrantes é inaugurado

A sede administrativa onde funcionará o Distrito Sanitário de Abrantes foi inaugurada nesta terça-feira (18/12). No local, além de funcionar a gestão do distrito composto por Busca Vida, Catú de Abrantes, Vila de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes, Machadinho, Areias, Jauá e Arembepe, também funcionará os setores administrativos da Central de Regulação, Alta e Média Complexidade, Atenção Básica e da Vigilância à Saúde com as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em Saúde.
O Distrito Sanitário de Abrantes será responsável por gerir e fiscalizar as políticas e diretrizes de saúde determinadas pela Secretaria de Saúde (Sesau).  Além de gerir o trabalho das Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Dr. Artur Sampaio, o Distrito Sanitário de Abrantes também terá Policlínica Especializada e Central de Regulação próprias, assim como todo suporte de Vigilância à Saúde. O mesmo se aplicará quando ocorrer a instalação dos Distritos Sanitários de Monte Gordo e da Sede.
A divisão de Camaçari em Distritos Sanitário ocorre após extenso estudo para identificar os problemas na prestação dos serviços de saúde e pensando em apresentar a proposta que melhor atenda as demandas das comunidades. A iniciativa aproxima e amplia a cobertura de saúde da população, que não precisará percorrer longa distância para ser atendida por especialistas.
A territorialização ocorrerá de maneira gradativa e vai respeitar as características epidemiológicas de cada distrito.

O secretário de Saúde, Elias Natan, explica que o distrito de Abrantes será o primeiro a contar com 100% de cobertura pelo Programa de Saúde da Família. "Para isso, ampliaremos o número de equipes", esclarece o gestor, ao acrescentar que "as famílias vão estar cadastradas e serão acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Essa sem dúvida é uma ação forte de prevenção às doenças e promoção da saúde", concluiu Natan.
O gestor do município, Elinaldo Araújo, salienta que o governo está concentrando esforços para mudar a realidade da saúde do município, que há muito tempo vinha funcionando em um modelo defasado, que dificultava o atendimento das pessoas que moram em comunidades mais distantes. "Isso tudo está mudando com os investimentos que estamos fazendo na saúde para descentralizar principalmente os serviços especializados".
  
Coordenadora do Distrito Sanitário de Abrantes, Tânia Bacelar ressalta que a maior conquista dos distritos sanitários é promover serviços de saúde mais próximos da comunidade. “As diretrizes sempre serão tomadas pela Sesau de forma macro, mas com os distritos é possível que essa política de saúde seja feita com base na realidade de cada distrito, proporcionando assim um serviço de saúde que atenda a realidade específica de cada região”.

Foto: Thiago Canuto
Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga