» » » Morre aos 95 anos, ex-presidênte da Colômbia Belisario Betancur

Redação
Morreu nesta sexta-feira (7), aos 95 anos, o ex-presidente conservador da Colômbia Belisario Betancur, que comandou o país entre 1982 e 1986.
Foto: Reprodução/Twitter

Belisario é natural de Medellín, capital colombiana, e enfrentou os difíceis anos no pais, desde guerrilhas (Farc e ELN) e cartéis do narcotráfico. Foi um dos primeiros a propor estratégias de paz para combater a criminalidade, na tentativa de estabilizar o país.
O ex-presidente também foi poeta, escritor, muito conhecido pelas ações filantrópicas. Por muitos anos líder do partido Conservador colombiano, Belisario foi um dos opositores à ditadura de Gustavo Rojas Pinilla e chegou a ser preso na época.
Se tornou o primeiro presidente a tentar acordos de paz para solucionar a questão do narcotráfico na Colômbia, medidas que seriam tomadas 20 anos depois. Um dos piores episódios de violência do país, foi enfrentado por Belisario durante seu mandato: o atentado do M-19 contra o Palácio de Justiça em Bogotá, em 1985, quando resultou na morte de 98 pessoas, entre eles vários juízes da Suprema Corte.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga