» » » Morre aos 95 anos, ex-presidênte da Colômbia Belisario Betancur

Redação
Morreu nesta sexta-feira (7), aos 95 anos, o ex-presidente conservador da Colômbia Belisario Betancur, que comandou o país entre 1982 e 1986.
Foto: Reprodução/Twitter

Belisario é natural de Medellín, capital colombiana, e enfrentou os difíceis anos no pais, desde guerrilhas (Farc e ELN) e cartéis do narcotráfico. Foi um dos primeiros a propor estratégias de paz para combater a criminalidade, na tentativa de estabilizar o país.
O ex-presidente também foi poeta, escritor, muito conhecido pelas ações filantrópicas. Por muitos anos líder do partido Conservador colombiano, Belisario foi um dos opositores à ditadura de Gustavo Rojas Pinilla e chegou a ser preso na época.
Se tornou o primeiro presidente a tentar acordos de paz para solucionar a questão do narcotráfico na Colômbia, medidas que seriam tomadas 20 anos depois. Um dos piores episódios de violência do país, foi enfrentado por Belisario durante seu mandato: o atentado do M-19 contra o Palácio de Justiça em Bogotá, em 1985, quando resultou na morte de 98 pessoas, entre eles vários juízes da Suprema Corte.

About Conexão Cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply