» » » » TJ-BA homenageia pioneira da magistratura

Redação

Mary de Aguiar Silva é considerada a primeira magistrada negra do país.
Foto: Divulgação
A juíza Mary de Aguiar Silva, 92 anos, será homenageada com a outorga da Medalha do Mérito Judiciário na próxima quarta (28), às 9h, durante sessão do Tribunal Pleno. Baiana de Salvador, Mary de Aguiar Silva é filha de um motorista e uma doméstica. Formada pela Universidade Federal da Bahia, a juíza atuou entre 1962 e 1995, sendo considerada a primeira juíza negra do Brasil.
A medalha que homenageia personalidades do Poder Judiciário foi proposta pelos membros da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis), por meio de seu presidente, o desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, sendo aprovada por unanimidade durante sessão judicante do Tribunal Pleno, realizada em outubro deste ano.
A juíza Mary começou a trabalhar em 1962, na cidade de Remanso, no extremo norte da Bahia, e foi transferida em 1967 para Belmonte, no sul do estado. No ano em que o país completa 130 anos de abolicionismo, a magistrada recebe a homenagem por seus méritos e relevantes serviços prestados ao poder judiciário.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga