» » Lama de Brumadinho destrói área equivalente a quase dois parques

 Ibirapuera No total, a área atingida pelos rejeitos de mineração foi de no mínimo 270 hectares.
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Carolina Ricardi
O rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), devastou pelo menos 204 hectares de mata, de acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Segundo informações da Folha, a área é equivalente a quase dois parque sIbirapuera, em São Paulo, que possui 158 hectares.
No total, a área atingida pelos rejeitos de mineração foi de no mínimo 270 hectares. A análise foi realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais, do Ibama, a partir de dados de satélite.
Segundo o órgão ambiental, os rejeitos de mineração devastaram 133,3 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,7 hectares de áreas de proteção permanente ao longo de cursos d’água afetados pela lama que verteu da barragem.
O estudo foi realizado no trecho da barragem da mina Córrego do Feijão até a confluência com o rio Paraopebas. Foram comparadas imagens de satélite obtidas dois dias após o rompimento com imagens de 3 e 7 dias antes da catástrofe.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga