» » » Noite da Beleza Negra escolhe suas 15 finalistas neste sábado

A pré-seleção da 40ª Noite da Beleza Negra acontece na tarde de sábado (12/1) na Senzala do Barro Preto, em Salvador. Na oportunidade, serão escolhidas as 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano. Mais de 100 mulheres inscreveram-se para concorrer ao posto de Rainha do Ilê Aiyê 2019. As inscrições encerram nesta terça-feira (8/1).
Nesse ano, o concurso recebeu, de forma inédita, a inscrição de uma candidata cadeirante. “Vai ser um prazer receber ela aqui conosco, desde já admiramos sua garra, e iremos avaliar a sua dança a partir dos seus movimentos de braço e expressão”, adianta o presidente da entidade, Vovô. Ele lembra que, ano passado, o evento teve a alegria de ter entre suas concorrentes a norte-americana Shereland Oneal, que veio da Pensilvânia batalhar pelo título.
Crédito da Foto: divulgação
Fonte: Da redação
Na etapa deste sábado, as candidatas terão a dança afro como critério de desempate para continuar no concurso. Cada concorrente é convidada para, individualmente, mostrar sua performance em dança afro, uma vez que se apresentar no Carnaval e shows do Ilê Aiyê, ao lado da Band’Aiyê, é uma das atribuições da Deusa do Ébano.
“Entre os outros critérios que influenciam na seleção, também avaliamos o nível de consciência cidadã das candidatas em relação ao papel da mulher negra na sociedade, uma vez que a escolhida passará a ser porta voz de uma entidade que nasceu da luta por igualdade racial”, realça Vovô.
Entre as juradas da pré-seleção estão as professoras de dança dos projetos sociais do Ilê e rainhas do bloco (eleitas Deusas do Ébano em edições passadas), Soraia Sousa e Daiana Ribeiro, as coreógrafas Amélia Contrato, Nildinha Fonseca e Nadir Nóbrega e as diretoras da entidade Dete Lima e Arany Santana.
A vencedora da 40ª Noite da Beleza Negra assumirá o posto no dia 16 de fevereiro (sábado), quando acontece a esperada festa na Senzala do Barro Preto, inspirada pelo tema do Carnaval 2018: “Que Bloco é Esse?”.
INSCRIÇÕES
As inscrições para a Noite da Beleza Negra 2019 vão até esta terça-feira (8). As candidatas ao título de Rainha do Ilê Aiyê 2019 devem ter entre 18 e 30 anos e podem se inscrever tanto por meio do site como presencialmente, na sede do bloco (Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu).
Seja virtualmente ou presencialmente, as candidatas devem apresentar foto 3×4 ou corpo inteiro, sendo que não serão aceitas fotos em trajes de praia ou roupa íntima. As que optarem por fazer a inscrição na sede do Ilê, devem comparecer até às 17h.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga