» » » Prefeitura prepara barraqueiros de Guarajuba para receber grandes eventos

Manter o fluxo de visitantes e a atratividade da Costa de Camaçari durante o ano todo. Esse é um dos focos e desafios da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur). Com a ajuda de parceiros, estímulo a práticas esportivas, qualificação e divulgação da riqueza cultural, histórica e gastronômica do município, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, pretende manter um calendário anual de eventos que possibilite a geração de emprego e renda para quem vive de turismo em Camaçari.

Para isso, o secretário iniciou, na quarta-feira (13/03), uma série de reuniões com os donos de barracas da Costa de Camaçari. O objetivo do encontro, realizado em Guarajuba, foi de apresentar aos donos de comércio na região da praia, dois grandes eventos que serão realizados nesse semestre na região. O primeiro evento será a 1ª Edição do Circuito Maratour Guarajuba, neste sábado (16/03). 
No local, funcionam regularmente doze barracas de praia. Dentre as solicitações dos donos de barracas, estão ajustes nos serviços públicos e criação de um calendário de atividades sazonais para estimular o fluxo de visitantes no período de baixa estação. Em contrapartida, o secretário solicitou apoio do grupo para garantir a limpeza da praia, ordenamento e qualificação dos serviços oferecidos (ação que será realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae).
Segundo o responsável pela barraca Cabana da Cabocla, Pedro Pereira, a proposta de diálogo e parceria apresentados pela Setur é inédita para o segmento. “Para mim, está sendo satisfatório a equipe sair do escritório e vir aqui, na beira da praia, pegando sol com a gente, conhecer nossos problemas. Nós, comerciantes, nunca tivemos um dirigente de Turismo que trouxesse uma proposta tão bem organizada pra conversar com a gente”, revela.
O secretário de Turismo defende que a restruturação do segmento no município deve ser uma ação alinhada entre a gestão municipal e os agentes que lidam diretamente com os visitantes.  “É necessário um alinhamento entre a gestão municipal, comerciantes e empresários que oferecem serviços ligados ao trade turístico. Não vamos conseguir realizar as mudanças que o setor precisa sem dialogar e criar mecanismos que atendam às necessidades de quem vive diariamente o setor”, sinaliza.
As reuniões e atração de grandes eventos para a Costa de Camaçari fazem parte do programa de governo do prefeito Elinaldo Araújo, que nos próximos dias deve anunciar a realização de uma competição esportiva internacional no município.
Foto: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga