Começou nesta terça-feira (09/04) e segue até quarta-feira (10/4), na Cidade do Saber, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, onde 500 participantes, entre eles 350 delegados, escolhidos nas 53 pré-conferências realizadas nas unidades de saúde, votarão as 102 propostas resultantes da compilação de mais de 1.200 propostas que surgiram nas pré-conferências.
Diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde (Sesau), Tamy Fonseca destaca que a 8ª Conferência já começou vitoriosa. “Essa foi a primeira vez que tivemos a representatividade real de todo município nas propostas, uma vez que de forma inédita tivemos 53 pré-conferências realizadas nas unidades de saúde com a população”.
Subsecretário de Saúde, Luiz Duplat destacou a importância da Conferência para promoção de uma saúde preventiva. “Espero que as propostas sejam discutidas na promoção da saúde e não da cura da doença. Que se discuta a garantia de acesso da população aos serviços de saúde de forma universal”.
Para o secretário de Saúde, Elias Natan, a 8ª Conferência Municipal de Saúde tem um significado especial. “Foi durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde que surgiu o SUS. E hoje estamos aqui na nossa oitava conferência para discutir a aplicação das políticas do SUS em nossa cidade de forma igualitária, eficiente e humanizada para nossa população”.
Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Dílson Magalhães Júnior destacou que “a Conferência de Saúde é o retrato da vontade popular sobre o serviço de saúde pública que o povo anseia”.
Todos os anos, investimos mais de 20% da receita municipal na saúde, quando a obrigação é de apenas 15%. Garanto que receberemos todas as propostas de braços abertos e não mediremos esforços em atender cada uma delas”.
Após aprovadas pelos 350 delegados, as propostas da 8ª Conferência Municipal de Saúde serão enviadas para a Conferência Estadual e em seguida para Nacional, assim como balizarão as metas da Sesau nos próximos dois anos.
Foto: Thiago Canuto