» » » Escola Virgínia Reis Tude recebe ações do Programa Prefeito Amigo da Criança

Fortalecendo as ações do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e cumprindo os pré-requisitos para a elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), uma série de atividades, entre palestras, filme, roda de conversa e oficinas, foi realizada na tarde desta quinta-feira (9/5) na Escola Municipal Virgínia Reis Tude, no bairro Verdes Horizontes.
Diversos membros da rede colaborativa se fizeram presentes e abordaram variados temas. O primeiro a falar foi o perito do Tribunal de Justiça da Bahia, Waldyr Dy Almeida, que conversou com cerca de 200 jovens com idade entre 12 e 15 anos, das turmas do 6º ao 9º ano, sobre Bullying, trazendo experiências pessoais do seu cotidiano e história de vida. 
Ao longo da tarde, foi debatido com os jovens sobre Saúde na Adolescência, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau); Oportunidades no Esporte, pela Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Sejuv); Trabalho Infantil, pela Secretaria da Educação (Seduc); e sobre a 1ª Infância, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). 

As adolescentes Emily Cerqueira, 13 anos, e Bianca Ferreira, 14, ambas alunas do 9º ano e amigas inseparáveis, falaram sobre como enxergam o encontro. “Esse momento de acolhimento nos aproxima e nos deixa a vontade para falar o que pensamos e sentimos. Nos ajuda a entender muitas coisas e refletir sobre elas”, afirmaram, ao contar que a depressão é algo presente na comunidade escolar e que já tiveram a oportunidade de ajudar amigos através de gestos de carinho e atenção, mostrando que eles são queridos e não estão sós.

A subsecretária da Secretaria de Relações Institucionais, Janete Ferreira, que também coordena o PPAC, explica que as ações trabalham em cima de 24 eixos, a exemplo de violência nas escolas, saúde mental, convivência familiar e prevenção por uso abusivo de drogas. “A cada passagem pelas escolas abordamos um conjunto de temas através de membros que integram a nossa rede colaborativa que é formada por representantes de diversas entidades e órgãos que se dedicam de maneira conjunta a garantir o Sistema de Direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse.

Entre organismo que fazem parte da rede, estão a Ministério Público, órgão de segurança pública, conselhos tutelares, associações, as secretarias que integram o governo, Juizado da Infância e Juventude, gestores escolares, e entidades representativas de diversos segmentos, como saúde, comércio e social.

A gestora da Escola Virgínia Reis Tude, Rejane Rocha, ficou satisfeita em receber na unidade a iniciativa. “A comunidade é carente, principalmente de informações, e a escola é esse espaço que precisa promover debates, e é bom contar com essa rede, no qual diversos setores podem conversar e orientar os nossos jovens sobre variados assuntos”, disse Rejane.

A diretora da unidade complementou: “O aprendizado não acontece apenas em sala de aula. Aprender é conhecer seus direitos e deveres, exercer sua cidadania. Esse sem dúvida é um momento ímpar pra Camaçari, porque nós percebemos que a educação não está caminhando sozinha, afinal a escola é um espaço que abarca todos os problemas sociais, então a escola é uma amostragem de uma comunidade. Aqui vivenciamos diversas situações e nesse momento é importante essa abordagem e  reflexões sobre as responsabilidades de ser um adolescente e as consequências de suas ações”, concluiu Rejane.

O encontro dessa tarde com alunos da rede foi também momento de falar sobre superação. E pra contar sobre a experiência vivida há pouco mais de quatro meses, veio à unidade escolar a jovem de 22 anos, Vanessa Sousa, que de forma inesperada ficou paraplégica e venceu diversos momentos difíceis durante os 23 dias internada no hospital como parada cardíaca e inúmeros quadros de infecção. “Essa é a primeira vez que venho pessoalmente falar sobre a minha experiência. Compartilho para mostrar para eles que somos maiores que os nossos problemas e que viver sempre vale a pena. Apesar de tudo, continuo tendo alegria de viver e busco aproveitar tudo de bom que a vida tem pra me oferecer”, falou otimista.

A próxima unidade da rede a receber a ação é a Escola Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, prevista para acontecer no dia 14 de maio.

Foto: Kelvi Lima

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga