» » » Palestras promovidas pela STT marcam ações do Março Amarelo nesta quinta (16)

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), segue com as ações de conscientização da Campanha Maio Amarelo: atenção pela vida no município, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Nesta quinta-feira (16/5), duas palestras marcaram o dia. Pela manhã, o assunto explanado foi Comportamento Seguro no Trânsito. Na parte da tarde, a temática abordada foi Ouvir o conselho de quem te ama faz todo o sentido.
Aberta ao público, ambas atividades ocorreram no auditório da Secretaria do Governo (Segov) e foram dirigidas aos condutores do município – sejam eles de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas. Além dos agentes da STT, foram convidados a prestigiar o evento representantes do Tiro de Guerra, das polícias Militar e Civil e de algumas empresas que desempenham o serviço de transporte público e particular no município.
 Conforme o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, as ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo visam causar uma mudança cultural, de despertar a consciência da importância da mudança dos hábitos no trânsito. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, além dos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”, salientou.




Ministrada pelo comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Henrique Melo, a primeira palestra tratou sobre Comportamento Seguro no Trânsito. Na oportunidade, o tenente-coronel falou sobre as infrações de trânsito mais cometidas no município entre 2016 e 2018, mostrou as estatísticas em âmbito municipal, estadual e nacional, além de regras de direção defensiva.

Durante a palestra, ele destacou, ainda, sobre a necessidade de obedecer a legislação em vigor e de praticar as regras de segurança, como as de usar sempre o cinto, de não utilizar o celular no trânsito, além do respeito às sinalizações e a todos os envolvidos no trânsito.

Dentre os participantes da palestra Comportamento Seguro no Trânsito, estiveram presentes 22 motoristas da empresa Viação Cidade Industrial (VCI). Para o operador de tráfego Marco Lopes de Oliveira, 50 anos, as explanações foram muito importantes e agregou bastante conhecimento aos profissionais.

Para recepcionar o público, e ainda convocar as pessoas a participar do evento, um agente da STT, fantasiado de cone humano, distribuiu panfletos educativos e adesivos alusivos à campanha. A ação aconteceu nas imediações do Centro Administrativo da Prefeitura.

O palestrante da tarde foi o major da Polícia Militar da Bahia, Genésio Luide Souza de Jesus. Entre outras abordagens, o especialista em Trânsito trouxe informações sobre dados estatísticos do ano de 2018 da Seguradora Líder - que administra o Seguro DPVAT. De acordo com ele, a intenção é propor uma conscientização quanto ao comportamento no trânsito, visando uma maior reflexão como forma de reduzir os índices de acidentes.
Dentro da programação do Maio Amarelo, ainda estão previstas blitz educativa, ação em sinaleiras, passeio ciclístico e workshop.

NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA
O tema escolhido para a campanha 2019 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos.

Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia.

Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. “Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que é certo e o que não é: as crianças”. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: o sentido é a vida.

MAIO AMARELO
Campanha – idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) – que decretou em maio de 2011 a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, a Campanha Maio Amarelo: atenção pela vida é coordenada em conjunto entre o poder público e a sociedade civil. Tem como principal objetivo conscientizar a população para a importância da atenção nas vias, além de mobilizar os cidadãos a engajar e praticar ações para que os índices de mortes e acidentes sejam reduzidos. O movimento conta com o apoio de diversos órgãos públicos e privados, entre eles o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

PROGRAMAÇÃO
17 de maio (sexta-feira)
Hora: 8h
Ação Sinal Amarelo
Palestra: Direção Defensiva
Instrutor: Luciano Ferreira
Local: Empresa Transparaná

21 de maio (terça-feira)
Hora: 8h
Workshop Ronda Maria da Penha
Ministrante: Major Denice Santiago
Local: Teatro Cidade do saber

Blitz Educativa
Hora: das 15 às 17h
Parceria: Base Móvel da Polícia Militar
Local: a definir

25 de maio (sábado)
Horário: 7h30
Passeio Ciclístico
Local de saída: Boulevard Shopping Camaçari
Parceria: Camaçari Bike Adventure (CBA)

Foto: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga