» »Unlabelled » Caem fragmentos de talude da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, informa Vale

Foto: Reprodução
Fragmentos do talude da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, caíram na madrugada desta sexta-feira, segundo a Vale. A barragem, a cerca de 1,5 km de distância, não foi afetada.
Em nota, a mineradora informou que os blocos se acomodaram no fundo da cava e que as avaliações iniciais mostram que o material tem deslizado gradativamente.
A previsão inicial era de que o talude caísse entre 19 e 26 de maio. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, afirmou no dia 20 que uma consultoria apontou uma chance de 10% a 15% de rompimento da barragem.
Leia a íntegra da nota:
A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, 31/5, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Esses blocos se acomodaram no fundo da cava. As primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências.
A cava e a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da mina, seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone. A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro.
A Vale reitera que manterá a comunidade de Barão de Cocais informada da situação.
itatiaia


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga