» » » Projeto Ecoparc Rio Camaçari é apresentado durante Sessão Especial em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Um grande espaço para promover atividades ambientais, sociais, turísticas e religiosas. Essa é a ideia do Projeto Ecoparc Rio Camaçari, encabeçado pelo engenheiro ambiental Valdir Rios. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (11/06), durante a Sessão Especial em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Câmara de Camaçari. A atividade foi proposta pela Bancada da Oposição.
“Estamos promovendo esse debate que perpassa uma área tão importante que é a ambiental. Temos recentemente ações negativas que estão sendo realizadas no nosso país, como a liberação quase que total de uso de agrotóxicos, além das nossas reservas ambientais estarem sendo entregues de maneira irresponsável a outros países. Temos que defender o nosso meio ambiente”, declarou o vereador Teo Ribeiro (PT).

O projeto Ecoparc Rio Camaçari contempla a criação de um parque que avança além da área do município e segue sentido lagoas e nascentes do Rio Camaçari, cinturão do Polo Industrial e outras áreas verdes. A proposta também abrange aspectos econômicos, já que seria um fomento ao turismo para a geração de emprego e renda. Locais como o Morro da Manteiga e a localidade de Parafuso estariam contemplados com as intervenções previstas no projeto, que prevê a implantação de restaurantes, centro de convenções, teleférico, dentre outros equipamentos, além de um Museu das Águas.

A inciativa prevê ainda a integração com as demandas sociais do município, envolvendo toda a comunidade na implantação do projeto. “Este é um grande empreendimento que agrega valor ao município. É uma luta antiga que vem ganhando cada dia mais apoio e seguimos buscando concretizar essa ideia. Estamos formando um grupo de trabalho com representantes de diversos setores que podem contribuir para aprimorar e debater todas as questões pertinentes a melhor execução desse projeto”, informou Valdir.

Também fez uso da palavra o diretor presidente do Instituto Arborize, Durval Aguiar, que reforçou a necessidade de transformar Camaçari em uma cidade que investe no ambiental. Cidadãos presentes na Sessão Especial também pontuaram algumas outras demandas na área, como a necessidade de obras de saneamento básico, de ações de preservação dos rios que cortam o município, como o Rio Capivara, além de evitar os danos causados pela ocupação irregular de grandes áreas verdes, pela extração ilegal de areia das dunas do município, dentro outras questões.

Ao finalizar a sessão, o vereador Teo Ribeiro ressaltou que a atividade teve um viés propositivo. “Poderíamos ter feito aqui uma sessão cheia de críticas, cobranças e interrogações, mas optamos por fazer uma sessão propositiva, que traz um caminho para a preservação do nosso meio ambiente. Isso é uma atitude responsável, é fazer todos os dias o que nos é possível para melhorar o lugar onde vivemos”, concluiu. 

Ascom Câmara de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga