» »Unlabelled » UPB pretende reunir mais de 2 mil pessoas em mobilização na segunda (3)

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores cobram melhorias para os municípios.

Foto: Divulgação/UPB
A União dos Municípios da Bahia (UPB) pretende reunir mais de 2 mil municipalistas na mobilização que organiza para segunda-feira (3) pelas ruas do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
Além de chamar a atenção para as demandas locais e a falta de recursos para atender serviços essenciais nos municípios, os prefeitos defenderão a unificação das eleições, com coincidência de mandatos dos Poderes Executivo e Legislativo, nas três esferas: federal, estadual e municipal.
A proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê uma economia de 4 bilhões de dólares aos cofres públicos, estima a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A marcha terá adesão também da União dos Vereadores da Bahia (UVB) e será precedida por uma reunião com o governador Rui Costa e a bancada de deputados e senadores baianos, na sede do órgão. Em seguida, prefeitos, agentes políticos locais e munícipes seguem em caminhada até a Assembleia Legislativa.
De acordo com o presidente da UPB, Eures Ribeiro, as mobilizações estão ocorrendo em outros estados brasileiros e deve reunir forças nacionalmente.
“Esperamos um número recorde de prefeitos e vereadores para juntos sensibilizar a Bahia e o Brasil em prol dos municípios. É uma marcha a favor da população que vive no interior e depende das prefeituras para acessar os serviços públicos”.
Ao final será entregue uma carta aberta com as pautas dos municípios aos três poderes do estado.
Unificação das Eleições – Tramitam na Câmara dos Deputados propostas para a unificação das eleições no Brasil, em 2022, mas duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) estão em destaque na pauta dos prefeitos. São as PECs 56/2019, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), e 376/2009, do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS).
Programação:
8h – Concentração dos Prefeitos e Vereadores na UPB;
8h30min – Reunião com os Senadores e com a Bancada Baiana de Deputados Federais para apresentação da Carta Municipalista em prol da Unificação das Eleições;
9h – Reunião na sede da UPB, com o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, com entrega da Pauta Municipalista;
10h30min – Marcha dos Prefeitos e vereadores em direção a Assembléia Legislativa da Bahia para a entrega da pauta municipalista.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga