» » » Mestres e mestras da cultura popular participam do Ciranda Patrimonial nesta sexta (16)

Em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural e ao Dia dos Mestres e Mestras da Cultura Popular, celebrados dias 17 e 22 de agosto, respectivamente, o Concurso Cultural Fotografe Camaçari apresenta o evento "Ciranda Patrimonial". Aberta ao público, a iniciativa, que será realizada nesta sexta-feira (16/8), às 14h, no Teatro Alberto Martins, tem como objetivo a valorização da identidade cultural do município.

Trata-se de um bate-papo com os mestres e mestras da cultura popular, onde, por meio da história oral, eles apresentarão suas vivências e experiências, enquanto guardiões deste legado cultural, para estudantes das escolas da rede pública de Camaçari.

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), a ação acontece em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, sendo também uma ação financiada pelo Fundo de Cultura, visando o fomento da educação patrimonial no município.

O Ciranda Patrimonial contará com a participação das mestras Bete (Chegança Feminina de Arembepe) e Nildes (Grupo Espermacete), além dos mestres Careca (Boi Estrela de Jacuípe), Gô (Grupo Raízes do Passado), Petróleo (Grupo Discípulos de Petróleo), Miro (Boi Janeiro de Parafuso) e Sardinha (Boi Bonito de Vila de Abrantes). O evento terá ainda intervenções artísticas da banda "Bando Padim Vô" e encerramento com a Chegança Feminina de Arembepe.

CONCURSO FOTOGRAFE CAMAÇARI

A inscrição para a 3ª edição do Concurso Cultural Fotografe Camaçari seguem até o dia 30 de agosto. Com o tema “Camaçari: seu povo, nosso maior Patrimônio”. A iniciativa tem como proposta estimular a arte da fotografia, a produção de registros fotográficos do município e a preservação do patrimônio cultural.

Interessados em participar podem se inscrever via internet ou de forma presencial. Por meio eletrônico, deverá enviar cópia digital dos documentos para o e-mail inscricoes@fotografecamacari.com.br. Quem preferir, pode ir diretamente ao Núcleo de Orientação Cultural da Secult, localizado nas instalações da Cidade do Saber, situada na Rua do Telégrafo, s/n, Centro. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As fotografias serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção da Secult, que analisará as obras de acordo com os seguintes critérios: mensagem transmitida pelo fotógrafo, estética da imagem, bem como técnica de composição e cores.

O prêmio em dinheiro varia entre R$ 745,00 e R$ 4.258,00, conforme a categoria escolhida. Além disso, as nove melhores fotos (sendo três por categoria) serão publicadas no Portal da Secult. O resultado final sai no dia 21 de novembro.

O concurso é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secult. O edital que regulamenta o concurso, acompanhado dos anexos, poderá ser obtido no Portal da Prefeitura (www.camacari.ba.gov.br/arquivos/editais/), no site www.fotografecamacari.com.br ou neste link.

Foto: Reprodução

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga