» » » Prefeito visita Senai e discute ampliação de qualificações

 O prefeito Elinaldo Araújo foi até a mais nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada no Jardim Limoeiro, nesta quinta-feira (15/8). O gestor foi visitar as instalações e aproveitou para discutir ações que possam ampliar a oferta de qualificações para as pessoas de Camaçari, para oportunizar emprego e renda.

O gestor, que estava acompanhado do vice-prefeito, José Tude, percorreu toda a estrutura da unidade. Eles conheceram as salas, que são amplas e climatizadas, os laboratórios e o galpão de aulas práticas, que são o suporte para os cerca de 2.500 alunos nos três turnos.

A gerente do Senai Camaçari, Eligiane Figueiredo, apresentou os projetos de ampliação da unidade, que está funcionando desde janeiro deste ano. As ações serão de melhorias na frente da instituição, como o estabelecimento de pista de desaceleração e de piso tátil, da construção de uma área de convivência e a instalação de cobertura. “Hoje estamos implantando uma escola à altura de Camaçari, a ideia é fazer valer aqui o que vocês doaram para gente (se referindo ao terreno), construir tudo. No futuro a gente pretende dobrar o prédio”. 
Na oportunidade, também foi divulgado pelo prefeito Elinaldo, através da parceria com o deputado Paulo Azi, a oferta de cursos, no Instituto Federal da Bahia (IFBA).  As possibilidades são diversas, a partir do entendimento das necessidades locais, com carga horária de 200h.
 Um contrato macro com o Senai foi debatido com a intenção de ampliar a oferta de qualificações para a população de Camaçari. A ideia é que através de escolas móveis com padrão industrial sejam montados programas de qualificação em diversas áreas e espaços, como nas localidades da Costa.

O objetivo é buscar um modelo descentralizado e com atividades diversificadas, com foco na capacitação e empreendedorismo. “Tenho interesse de que isso chegue rápido nas pessoas, para que possam ter mais qualidade de vida, já que o principal anseio da população é trabalhar”, destacou o prefeito Elinaldo.

Uma das discussões está relacionada a intenção da Kimberly Clark em contratar mulheres com a participação da analista de Recursos Humanos da empresa, Ivna Santos. O objetivo é trabalhar a questão do gênero com foco em ampliar o número de pessoas do sexo feminino no local, com oferta de formação e potencial contratação.

Participaram ainda da conversa os secretários do Desenvolvimento Econômico, Waldir Freitas, de Educação, Neurilene Martins, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, além de representante da Procuradoria Geral.

Para buscar as formas e o planejamento de como serão ofertadas as qualificações, será realizada uma nova reunião, com a participação das secretarias de Governo, do Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Cidadania, Turismo, Educação, Cultura, Habitação, além da Procuradoria Geral e a Controladoria. 
Foto: Tiago Pacheco

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga