Um café da manhã e boa música na voz do artista da terra, Paulo Carrilho, conferiram tom de confraternização à 2a edição do “Camaçari de Braços Abertos à Inclusão”, evento realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), nesta terça-feira (3/9). A programação se estendeu por todo o dia e fez parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída em 2017, pela Lei Federal nº 13.585.
Logo na chegada a estudante Aline Silva mostrou empolgação com a festividade. “Ganhei meu dia em participar desse evento no Ciat e ser recebida com tanto carinho e alegria”, afirmou a jovem, que é cadeirante e possui baixa visão. Ela estava entre os 25 alunos do Centro de Apoio a Educação Inclusiva (Caei) convidados para participar da atividade, que foram acompanhados pelo gestor Vivaldo Carvalho. “Essa ação é muito importante, pois a inclusão social é o privilégio de conviver com as diferenças”, frisou o responsável pelo Caei.
Além do momento cultural, o público também conferiu apresentações de cunho social e empreendedor. “Organizamos uma programação direcionada para os profissionais PCD, que desejam ingressar ou regressar ao mercado de trabalho”, destacou a coordenadora do Ciat, Renoildes Santos.
Na ocasião, representantes do Ministério do Trabalho explanaram sobre a importância do ato para melhorar o engajamento dos trabalhadores nas empresas do município. “Hoje, visualizamos a concentração da inclusão social que o governo municipal tem projetado, com a eficácia da obrigatoriedade do preenchimento de cotas”, pontuou Josélia Ramalho, auditora fiscal do Trabalho.
Após a solenidade, a equipe técnica do Ciat iniciou o processo de captação de vagas de emprego para os profissionais PCD, com as 14 empresas presentes dos mais variados setores do município. “Procuramos pessoas engajadas e que buscam crescer com a velocidade das suas necessidades”, informou Mariana Caldas, analista de Recursos Humanos de uma empresa do ramo alimentício do Polo Industrial de Camaçari, que se fez presente para entrevistar novos candidatos.
De acordo com o gerente de Serviço da Pessoa com Deficiência, Rosendo Filho, o ato respaldou a série de atividades incentivadoras à inclusão social do público PCD, realizadas no primeiro semestre. “Socializar e profissionalizar esses munícipes são as principais bandeiras levantadas pela gestão de Elinaldo”, disse Rosendo. No mesmo contexto, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas. “Ano passado conseguimos várias contratações através da intermediação do Ciat, para o público PCD. Estamos caminhando de forma célere na busca de mais capacitações profissionais e chegada de novas empresas para Camaçari”, citou o secretário. Foto: Tiago Pacheco