» » » Em total clima de paz Parafuso recebe desfile cívico

Com envolvimento da população, dos grupos e fanfarras locais foi realizado neste sábado (7\9), data da Independência do Brasil, o desfile cívico de Parafuso. Com o tema #CAMACARICULTURADAPAZ, alunos de cinco escolas levaram para a avenida principal reflexões importantes para a construção de uma Camaçari melhor, com a convocação da paz entre os povos.
O ato cívico foi realizado pela Prefeitura de Camaçari, e o tema é baseado nos 171 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O que também está sendo discutido nas unidades escolares durante todo o ano letivo. A execução do Hino Nacional, pela Filarmônica 28 de Setembro, e do Hino de Camaçari, marcou o início do desfile.

As ações de governo para a promoção da cultura de paz foram lembradas pelo prefeito Elinaldo Araújo. “Ninguém fica em paz se não tem acesso à cidadania. Por isso estamos investindo na infraestrutura, como nas nossas escolas, ruas e unidades de saúde, criando programas sociais municipais e estabelecendo estratégias para melhorar aprendizagem dos nossos estudantes, preservando o futuro da nossa Camaçari”.
Com a abordagem Trabalho Infantil e Exploração Sexual “Não”, a Escola Comunitária de Parafuso fez uma reflexão sobre a violação dos direitos das crianças. Caracterizado de vendedor de amendoim, Eudes Garcez Neto, 5 anos, aprendeu a lição. Quando questionado se criança pode trabalhar, respondeu enfaticamente: “Não! Só adulto que pode”.

Para a secretária de Educação, Neurilene Martins, esta é uma experiência única. “Nesta avenida podemos ver as percepções dos estudantes sobre a cultura da paz. Todo o planeta clama por uma vida de segurança, de paz, de solidariedade, e nada melhor do que a gente incluir essa discussão no currículo de cada escola. Que sejamos uma sociedade, que ensinemos os valores da ética, do respeito, do amor, da visão coletiva de cuidar do planeta, das pessoas”.
A Escola Municipal Eustáquio Alves Santana representou em uma das alas as artes e a cultura da paz, com uma alegoria interativa, convidando o público para tirar uma foto e postar usando #camacariculturadapaz. E a importância desse debate foi destacado pela pedagoga e moradora da localidade, Laís Correia da Silva Santos, 32 anos, “o interessante é que isso não seja só nesse momento, mas deve ser valorizado o tempo todo”.

Também participaram da iniciativa a Escola Municipal Conceição de Maria, Associação Pestalozzi de Camaçari e Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci, o Tiro de Guerra, da Defesa Civile a Cia Camaçari de Teatro. Além dos grupos culturais e de percussão, Som do Timbau, Grupo Caboclo Mirim, Timbalaue, Boi Janeiro Parafuso, Samba Guerreiras de Parafuso, Emerim de Parafuso e Grupo Cultural Espermacete.
Com a execução de músicas da atualidade ainda se apresentaram a Banda Marcial Anísio Teixeira (BAMAT), a Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC) e a Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP). O encerramento foi realizado com a apresentação empolgante da Fanfarra Estudantil de Parafuso (FANESP).

Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, autoridades municipais do executivo e do legislativo, além dos comandantes do 12º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Antônio Sampaio, e do Tiro de Guerra 06-026, o subtenente Chistian Félix.
Foto: Kelvi Lima

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga