![]() |
© Fornecido por RTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.A. |
Cinco mortos, além de vários feridos, é o balanço provisório de um tiroteio este sábado, no Texas, Estados Unidos da América. De acordo com as primeiras informações, dois suspeitos, em veículos diferentes, abriram fogo na via que liga as cidades de Odessa e de Midland, atingindo dezenas de pessoas, aparentemente ao acaso.
Uma hora depois estavam foram confirmados cinco mortos e 21 feridos. A polícia concluiu que se tratou apenas de um atirador, que acabou por ser abatido pelos agentes.
— Sotiri Dimpinoudis (@sotiridi) August 31, 2019 O momento foi captado em vídeo, publicado depois na rede Twitter.
A morte do atacante ficou confirmada pela polícia de Midland.
"Foi confirmado que o atirador activo foi abatido a tiro em Cinergy, Odessa. Nenhum atirador permanecia activo nesta altura. Todas as agências estão a investigar relatos de possíveis suspeitos".
O atirador conduzia uma carrinha quando foi mandado parar pela polícia mas, em vez de obedecer, disparou contra o agente da autoridade.
Seguidamente começou a disparar indiscriminadamente contra várias pessoas, trocou a viatura por uma carrinha dos correios, e continuou a disparar.
Durante uma hora supôs-se que outro atirador teria sido ferido pelas autoridades antes de ser detido, mas as informações permaneciam confusas, apesar de um vídeo publicado no Twitter mostrar alegadamente a detenção.
//Odessa Texas mass shooting suspect caught raw video#Odessa #OdessaTexas #MassShooting #shooting #texas #prayforodessa pic.twitter.com/B92xdM7a9P
— Mesh News Chat Account // follow @MeshNewsDotOrg (@realMeshNews) August 31, 2019
O autarca de Midland, Jerry Morales, referiu que o incidente se iniciou passava pouco das quatro da tarde locais, na Interestadual 20 e na auto-estrada 191, que liga Midland e Odessa.
À CNN, Devin Sanchez, porta voz da cidade de Odessa, falou em 10 feridos, "possivelmente 20", além de um morto confirmado.
Sanchez disse que uma pessoa num Toyota dourado estava a circular entre centros comerciais no lado ocidental da cidade, e a disparar contra pessoas de dentro do veículo. Dois suspeitos?
Pouco após o início do tiroteio, o departamento de polícia de Midland publicou um alerta na sua página no Facebook .
"Pensamos que existem dois atiradores diferentes em dois veículos separados. Um dos suspeitos deve estar em Cinergy, Midland, e o outro a circular em Loop 250 em Midland", referia o texto.
"Os dois veículos em causa são: um pequeno Toyota dourado/branco e uma carrinha postal", acrescentava.
"Por favor mantenham-se afastados destes locais e dentro de casa", apelava o comunicado.
Na sua página também no Facebook, a polícia de Odessa afirmou que a carrinha postal foi roubada.
O "campus" local da Universidade do Texas foi encerrado.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse no Twitter que estava a acompanhar a situação.
Just briefed by Attorney General Barr about the shootings in Texas. FBI and Law Enforcement is fully engaged. More to follow.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 31, 2019 "Informado agora mesmo pelo procurador geral Barr sobre os tiroteios no Texas. FBI e agências de segurança em plena ação. Mais a seguir", escreveu Trump.
O ataque surgiu semanas depois de um dos maiores atentados de sempre contra a comunidade hispânica nos Estados Unidos, na cidade de El Paso, também no estado do Texas, que levou à morte de 22 pessoas.msn.com