» » » II Fórum de Turismo aponta caminhos para fortalecimento do setor


 “Eu tenho fé, sou determinado e com o apoio de vocês, vamos fazer aqui em Camaçari o maior Polo de Turismo da Bahia”. Foi com esse discurso inspirador que o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, encerrou o II Fórum de Turismo de Camaçari, no início da tarde desta quinta-feira (21/11). O evento promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), teve coautoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Sebrae. Representantes do trade turístico local, artesãos, ambulantes, presidentes de associações e empresários de outros municípios se reuniram no Vila Galé Guarajuba, na Costa de Camaçari, para discutir as oportunidades regionais de crescimento do turismo.
 Com reflexões sobre economia criativa, empreendedorismo, ordem pública, inclusão social e visão empresarial, os palestrantes apontaram as tendências e exigências do mercado de Turismo, com destaque para ações de ordenamento, empreendedorismo, inovação e inclusão social. “Fazer ordenamento é trabalhar a autoestima das pessoas. Mas, também temos que lembrar que ordem pública não trabalha sem infraestrutura. Nós temos que trabalhar a comunidade como parceira nesse processo”, explicou a empresária Rosemma  Maluf, diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), ex-secretária de Ordem Pública do Município de Salvador.
 Contribuindo com o tema do fórum, “Seu Negócio Também é Turismo”, o artista plástico e especialista em Design de Produto, Deo Sena, apresentou contribuições para a regionalização e identidade do artesanato de Camaçari, destacando a importância da economia criativa e identidade regional para o formação de um  destino turístico. “A gente tem que investir em cultura, em artesanato, para fortalecimento das comunidades e do Turismo”, afirmou o artesão responsável pela marca de artesanato regional, Nambá. Deo fez parte de uma mesa redonda, com a especialista em gestão de projetos criativos, Lídice Berman, mediada pelo gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo.
“Falar de economia criativa é falar da minha história, e eu fico muito feliz por isso”, declarou a especialista em gestão de projetos criativos, Lídice Berman, responsável pelo projeto Coreto Criativo. A produtora que iniciou sua carreira criativa com um brechó, hoje coleciona no currículo eventos de pequeno, médio e grande porte do cenário cultural baiano e brasileiro. Ela acredita que o turismo deve estimular cada vez mais projetos conectados com o novo perfil dos viajantes: “ter um turismo forte, potencializa essa economia criativa que já está pronta para esse viajante contemporâneo”.

Com a experiência de quem já atua há 49 anos na indústria de Turismo, o fundador do grupo GJP Hotels & Resorts, e da CVC Viagens, Guilherme Paulus, levou para o palco do evento, o resumo da evolução do Turismo nas últimas décadas, além de indicadores qualitativos para quem quer empreender nesse setor, a exemplo de bom atendimento, qualidade de serviços e preço justo. “Tudo na vida você tem que ter um sonho pra realizar. Você não pode perder nunca a vontade de sonhar. Eu tinha o sonho de tornar o turismo acessível e sustentável. Isso, a gente consegue prestando bons serviços”, ensina.

Ao longo do evento, os palestrantes tiraram dúvidas de investidores e empresários que consideram Camaçari como um destino promissor. Muitos questionamentos foram respondidos com a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, documento que traz um diagnóstico do atual cenário do Turismo no município e plano de ações para os próximos anos. O documento entregue ao prefeito Elinaldo Araújo e o secretário de Turismo, Gilvan Souza é resultado de 11 meses de trabalho, com visitas a 178 estabelecimento de alimentos e bebidas e 71 meios de hospedagem.

O importante momento de transição de destino promissor para uma estrutura adequada que proporcione melhor  qualidade de vida para população e boa receptividade para turistas e investidores, foi sinalizado pelo secretário municipal de Turismo: “nós precisamos ter coragem para ter as ações. Precisamos assumir a responsabilidade de fazer o que Camaçari precisa”. Na visão de Gilvan, para o Turismo deixar de ser vetor econômico secundário e se tornar protagonista no município, é necessário “agir de forma certa e responsável na construção da nova cidade que trabalha e vive melhor”.

O trabalho da Secretaria de trazer o Turismo para a pauta econômica da cidade foi aprovado pelo prefeito Elinaldo. “Eu tenho hoje essa herança, que ninguém vai tirar: de ter criado a primeira Secretaria de Turismo instalada na Costa de Camaçari e de ser o prefeito que fez o plano diretor de Turismo que vai nos fazer crescer ainda mais no futuro”, analisou Elinaldo, que anunciou para o trade,  o empenho da gestão municipal em forma de políticas públicas, para atração de investidores do ramo de hotelaria e moradia.

O Fórum de Turismo foi realizado com apoio do hotel Vila Galé, Comtur, Sebrae e Senac.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga