» »Unlabelled » Kit agricultor é entregue a produtores rurais do município

Foto: Kelvi Lima
As ações promovidas pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), que visam o fortalecimento da agricultura familiar no município ganhou mais um capítulo na manhã desta terça-feira (3/12) com a entrega do kit agricultor. O beneficio é composto por 10 itens, entre ferramentas, produtos e material de apoio, que tem por objetivo facilitar a lida no campo dos produtores rurais. A iniciativa representa um importante incentivo, além de uma economia de mais de R$ 400 no orçamento desses profissionais.
No total, serão contemplados pela iniciativa 475 cultivadores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, e no Mais Agricultura, do município. Inicialmente, foram entregues 220 kits durante cerimônia realizada no auditório da Casa do Trabalho. A segunda etapa, que beneficiará os demais 255 produtores, está prevista para acontecer até o fim do mês de dezembro. Para a obtenção dos itens, a Sedap teve um custo superior a R$ 134 mil.
Em seu pronunciamento, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância e a necessidade de fortalecer a agricultura familiar do município, o que segundo ele está se tornando mais um vetor de desenvolvimento de Camaçari. “Estamos criando mecanismos para dar suporte ao produtor rural, além de garantir o escoamento da produção. Mas, o mais importante é tornar esses profissionais autossuficientes e, nesse sentido, estamos tomando as medidas necessárias”, ressaltou o chefe do Executivo que na oportunidade entregou o kit para cinco produtores.
O gestor municipal lembrou ainda aos presentes que dentre as próximas ações da administração estão cursos de capacitações profissionais por meio do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O secretário da pasta, Antônio Falcão, falou que a gestão do prefeito Elinaldo está investindo pesado e dando todo o apoio necessário para implantar e tocar os projetos que estão proporcionando o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Uma das metas da Sedap, e que está se tornando uma demanda crescente, é capacitar os agricultores para obter o selo de produção orgânica. Tenho certeza que, com o subsídio da administração municipal, teremos êxito em mais essa ação e conquistaremos, junto com os produtores, esse título”.
Foto: Kelvi Lima
A iniciativa visa ajudar o produtor dando condições para que ele continue no campo, fortalecendo assim a agricultura familiar e fomentando a geração de emprego e renda. O kit agricultor é formado por facão de 14 polegadas, alicate universal de oito polegadas, grampo de cerca, enxada larga de 2,5 polegadas, martelo de unha de 2,3 centímetros, garrafa térmica de cinco litros, trena, enxadinha, cavadeira articulada, além de um litro de inseticida natural.
Felizes com a entrega do beneficio, os produtores rurais estavam também emocionados com tamanha sensibilidade da prefeitura. Foi o que demonstrou a agricultora Maria do Socorro Maia, 70 anos, moradora de Coqueiro de Monte Gordo. Ela ficou impressionada com o fato de uma garrafa térmica fazer parte do kit. “Isso mostra cuidado e atenção com o bem-estar da gente. Pois, dessa forma, poderemos carregar água fresca e nos hidratar com mais frequência enquanto estivermos trabalhando debaixo do sol quente”, ressaltou.
Ainda estiveram presentes na cerimônia, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, e a ouvidora Municipal, Ilay Ellery.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga