» » » Alegria marca lavagem em Barra do Pojuca

A animação da população de Barra do Pojuca marcou a primeira lavagem de 2020, que aconteceu nesta sexta-feira (10/1), em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Baiana e grupos culturais agitaram o público nos cerca de dois quilômetros do cortejo até a Igreja Matriz, na praça principal.
Ao padroeiro, o prefeito Elinaldo Araújo pediu que abençoas
 se a todos e para que todo o planejamento para 2020 aconteça. “Estou muito feliz, empolgado e tem muita coisa para acontecer ainda esse mês e no primeiro trimestre, como assinatura de ordens de serviço do Tudão, em Vila de Abrantes, e em Jauá, que será de requalificação da lagoa, da praça, igreja, e outros, e a entrega a Policlínica no distrito de Monte Gordo. Aqui, em Barra do Pojuca, vamos dar celeridade às obras do Morrinho, dos campos, reivindicados pela população, dar continuidade às obras de pavimentação e reforçar a saúde”.

 Entusiasmada, a dona de casa Aline Priscila Batista, 42 anos, aproveitou a lavagem. “Está muito bonito! Estou animada curtindo com minha família. Espero que o cortejo continue assim, muito bom”, afirmou mesmo sem parar de dançar.
Participar da iniciativa vestida de baiana já é quase uma tradição para Elizete Campos, 60 anos, que é de Arembepe vai para Barra do Pojuca todos os anos. Ela destacou a importância da participação do grupo. “Me divirto muito e as baianas são a graça das lavagens. Afinal, lavagem sem baiana não é lavagem”.

 Além do grupo de baianas, participaram do cortejo os grupos culturais: Samba de Roda Guerreiros de Parafuso, Grupo de Capoeira Discípulos do Mestre Petróleo, Espermacete, Centro Cultural Berimbau Arte, Groove dos Tambores, Charanga Vip e Zambiapunga Capoeira.


 A Lavagem de Barra do Pojuca é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), Prefeitura Costa de Camaçari, e apoio de órgãos municipais.

As comemorações seguem nesta sexta com os sambas na Praça e da Gente, na praça do Mercado. A partir de amanhã, às 19h diversos artistas se apresentarão, dando início a parte profana que segue até a segunda (13/1). Confira a programação:
Sábado (11/1)
Fogo de Lenha
Caio e Caique
Dá um Click
Di Umbanda
PH
Domingo (12/1)
Os Brabus
Tá Ligado
Lincoln & Duas Medidas
Edy Vox
Segunda (13/1)
Procissão Marítima
Rafael Brandão – Praia da Espera (9h)
Espermacete – Praia da Espera
Robert Cigano – Praça do Mercado (19h)
Adriano Reis – Praça do Mercado
Foto: Tiago Pacheco

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga