» » Dois soldados dos EUA morrem em ataque talibã no Sul do Afeganistão

(FILES) In this file photo taken on June 6, 2019 US soldiers look out over hillsides during a visit of the commander of US and NATO forces in Afghanistan at the Afghan National Army (ANA) checkpoint in Nerkh district of Wardak province. - Two US military personnel were killed on August 21, 2019 in Afghanistan, NATO announced, as talks between the US and the Taliban are set to resume in Qatar, with Washington seeking a way out of America's longest war. (Photo by THOMAS WATKINS / AFP)
Pelo menos dois soldados norte-americanos morreram hoje (11) e outros dois ficaram feridos no sul do Afeganistão, na sequência da explosão de uma mina quando passava um veículo de tropas internacionais, ação já reivindicada pelos talibãs.
“Dois militares norte-americanos foram mortos hoje e outros dois ficaram feridos em operações, quando o seu veículo atingiu um explosivo na província de Kandahar”, no sul do país, informou em comunicado a missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão.
“As vítimas realizavam operações como parte da missão de apoio à Otan”, acrescentou o mesmo comunicado.
A nota explica ainda que a identidade dos soldados mortos não será revelada até que tenham decorrido 24 horas, para que a comunicação “possa ser feita em primeiro lugar às famílias”.
O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reinvindicou, em mensagem publicada na rede social Twitter, a autoria de uma “poderosa explosão” que atingiu “um veículo de tropas estrangeiras numa área perto da base aérea de Kandahar”, que abriga soldados norte-americanos.
“O incidente destruiu completamente o tanque (veículo norte-americano) e os invasores que estavam a bordo morreram”, escreveu.
O atentado aconteceu no momento em que o inverno afegão está intenso e a neve e baixas temperaturas tendem a desacelerar os combates dos talibãs contra as tropas afegãs e estrangeiras, período que normalmente precede o lançamento anual de uma ofensiva na primavera.
Atualmente, talibãs e a delegação de Washington fazem uma “breve pausa” nas negociações de paz anunciadas em 12 de dezembro e este incidente aconteceu um dia após uma ação dos talibãs contra a base aérea de Bagram, a maior instalação militar dos EUA no Afeganistão, na qual dois civis e os sete atacantes morreram e pelo menos outras 70 pessoas ficaram feridas.
A pausa nas negociações foi decidida, de acordo com as partes, com o objetivo de finalizar uma rodada de consultas internas entre os talibãs sobre a redução da violência.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga