» » » Tribunal de Justiça investiga servidoras por extraviar processo contra juiz preso

Caso foi revelado pela Operação Faroeste, que prendeu magistrado por envolvimento em venda de sentenças na disputa das terras.
Foto : Divulgação
O sumiço de um processo criminal contra o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio motivou uma investigação da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O órgão do Judiciário abriu um processo para detalhar o extravio de um processo da Bom Jesus Agropecuária, empresa que é uma das partes que disputam com o borracheiro José Valter Dias mais de 300 mil hectares de terras no oeste baiano.
O caso foi revelado pela Operação Faroeste, que prendeu o juiz por envolvimento em venda de sentenças na disputa das terras. Segundo o site Bahia Notícias, a Corregedoria instaurou dois processos administrativos disciplinares contra duas servidoras que podem estar envolvidas no “estranho desaparecimento” da representação criminal contra o juiz.
Elas foram identificadas como A.M.S e S.O.S podem ser responsabilizadas por desídia, por não cumprir os deveres funcionais previstos na Lei de Organização Judiciária da Bahia. A medida só foi tomada após um pedido de providências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para enviar ao órgão um extrato da movimentação processual da representação criminal contra o juiz investigado.
O processo deveria ter sido remetido pelas servidoras para o TJ-BA por falta de competência daquela unidade para julgar o feito contra o magistrado. O despacho determinado o envio dos autos ao TJ-BA foi assinado pelo próprio Sérgio Humberto, responsável pela Vara Única de Formosa do Rio Preto, em 15 de agosto de 2018.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga