» » » Projeto Para Praia acontece neste sábado e domingo em Guarajuba

A Prefeitura de Camaçari, através das Secretarias do Turismo (Setur) e do Governo (Segov), realiza neste sábado (29/2) e domingo (01/3), a terceira edição do programa que promove banho assistido e atividades de esporte e lazer para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. A ação será em parceria com o projeto Para Praia, implementado há seis anos na Bahia.  A atividade gratuita acontece das 8h às 12h, com inscrição e acesso ao mar  por ordem de chegada.

O projeto, que envolve uma rede de profissionais apoiadores e parceiros, acontece por meio do fornecimento de cadeiras anfíbias (cadeira especial com rodas, largas e grandes, que aderem à areia da praia e flutuam na água do mar), pistas de acesso, material desportivo, de apoio, tendas, espaços para recreação e sombreiros, além de cadeiras para acompanhantes. 

Para garantir a segurança dos participantes, além das cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é acompanhado por professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino. A Prefeitura de Camaçari também irá disponibilizar ônibus com elevador e um caminhão baú para o transporte de cadeiras de rodas nos dois dias de atividades.

Encerrando a edição de 2020 do Para Praia, a anfitriã do evento será Guarajuba, que obteve recentemente o selo de qualidade ambiental Bandeira Azul. O stand de apoio será montado na frente da Associação de Pescadores de Monte Gordo e Guarajuba, na Praia do Porto. O local foi escolhido pela comissão local de apoio ao projeto por ter águas calmas e piscinas naturais, propiciando uma melhor experiência para os banhistas.

De acordo com o secretário do Turismo, Gilvan Souza, a acessibilidade das pessoas com deficiência aos equipamentos de lazer, meios de hospedagem e vias do município fazem parte do projeto para infraestrutura turística e promoção do destino Costa de Camaçari. O investimento será através de convênios e da autorização de obras de requalificação nas comunidades, a exemplo das obras na praça e Lagoa de Jauá, autorizadas pelo prefeito Elinaldo Araújo, em janeiro desse ano.

O projeto Para Praia tem patrocínio da Braskem e do Salvador Shopping, além do apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina.

Foto: Reprodução
Agência de Notícias 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga