» » Com restrições e sem missas: cemitérios de Salvador adotam medidas contra o avanço do coronavírus

Fonte: Juana Castro


Crédito da Foto: ilustrativa/Pexels
Quando uma pessoa morre, é comum que familiares e amigos prestem condolências aos mais próximos daquela que se foi. Contudo, com o avanço do coronavírus, alguns costumes estão sendo repensados, considerando que as recomendações - em meio à pandemia - são para evitar aglomerações e contato social.
Por isso, alguns cemitérios de Salvador têm tomado medidas de prevenção, como a ausência de celebrações religiosas e a limitação do número de convidados por sepultamento.
No Cemitério Bosque da Paz, situado no bairro de Nova Brasília, as missas foram canceladas, há álcool em gel nas portas das capelas e apenas dez pessoas podem participar dos sepultamentos, respeitando uma distância do corpo. Além disso, os funcionários têm usado luvas e máscaras.
No Jardim da Saudade, em Brotas, as medidas são parecidas. Um leitor do Aratu On que participou da cremação da tia, nesta sexta-feira (20/3), notou as diferenças. "O cemitério está quase vazio, não teve missa.. Estão bem cuidadosos. Tem álcool em gel nas portas, também", disse ele, que preferiu não se identificar.
De acordo com a gerente-geral do Jardim da Saudade, Barbara Bembem, a unidade promoveu palestras para os funcionários, com médicos do Abrigo Salvador - entidade filantrópica mantenedora do cemitério -, e afirmou que os trabalhadores estão usando equipamentos de proteção. 
Também sem missas, o cemitério só tem feito a encomendação, apenas com o padre e sem ultrapassar cinco minutos de duração.
Ela diz, ainda, que o local está "preparado" para receber possíveis vítimas do novo coronavírus. "Caso ocorra, o corpo será cremado", explicou. Para a gerente, o que tem chamado a atenção, nesses dias, é a consciência dos familiares em relação à propagação da doença. "Eles mesmos têm evitado chamar muitas pessoas - às vezes, não chega nem ao nosso limite de dez", disse.
Embora a prefeitura de Salvador não tenha emitido nenhuma recomendação oficial, até o momento, sobre os cemitérios municipais e/ou privados, as medidas anteriormente citadas vão ao encontro de decretos anunciados pelo prefeito ACM Neto e pelo governador da Bahia, Rui Costa, cujas finalidades são evitar aglomerações.
Aratu On entrou também entrou em contato com a equipe de comunicação do Cemitério Campo Santo, mas não houve retorno até a publicação desta nota.
                                   

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga