» » » Ministro da Saúde quer adiar eleições municipais por conta do coronavírus, diz jornal

Fonte:  Agência Brasil

Crédito da Foto: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deu uma declaração polêmica neste domingo (23/3): de acordo com o jornal Folha de São Paulo, o gestor sugeriu que o congresso brasileiro adiasse as eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano, por causa da crise econômica e social gerada pelo coronavírus.
"Eleição no meio deste ano é uma tragédia", teria afirmado o ministro. "Vai todo o mundo querer fazer ação política. Eu sou político, eu sou político, não se esqueçam disso", ressaltou.
A declaração, segundo o site, foi dada durante uma em videoconferência, em Brasília, promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). "Está na hora de o Congresso olhar e falar assim ó: 'Adia, faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos'", sugeriu o ministro. Segundo Mandetta, as eleições deveriam ser adiadas para se evitar a politização do combate à doença no país.
Após a fala, um dos participantes da reunião interroumpeu o ministro e voltou a cobrar medidas da pasta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia sinalizado na última quinta (19) que não deve, por enquanto, mudar o calendário eleitoral. O órgão não pretende alterar a data-limite para filiação aos partidos políticos, por exemplos.  
Na época, a decisão da corte foi em resposta ao deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), que pediu um adiamento do prazo em razão da pandemia. Ainda de acordo com a Folha, o ministro Luís Roberto Barroso, que presidirá o TSE a partir de maio, disse que está cedo para discutir mudanças nas eleições.
"Estamos em março. As eleições serão em outubro. Não há razão para se cogitar do seu adiamento. A renovação dos mandatos políticos é um dos ritos mais importantes da democracia e da República. Ninguém gostaria de deixar de observá-lo. Tenho confiança de que até lá a pandemia já terá sido controlada.", informou.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga