» »Unlabelled » Prefeito dialoga com entidades comerciais após publicação de novo decreto


Após adotar mais uma medida de prevenção contra o coronavírus (Covid-19), ao assinar o decreto nº 7.315/2020, que determina o fechamento do comércio local, inclusive os shoppings centers, restaurantes, bares, centros comerciais e demais estabelecimentos correlatos, o prefeito Elinaldo Araujo recebeu, neste sábado (21/03), representantes de entidades empresariais, para informar as ações adotadas e traçar medidas que reduzam o impacto na economia local.

A decisão, que entra em vigor nesta segunda-feira (23/03), foi tomada após a confirmação do primeiro caso de infecção pela Covid-19, no município. Vale ressaltar que, a comercialização de produtos essenciais, por meio de mercados, estabelecimentos de gêneros alimentícios e farmácias, ficam excluídos desse decreto.

Além do fechamento do comércio, o decreto também prevê a interdição de todas as praias do litoral camaçariense, incluindo as barracas de praia e demais atividades comerciais nelas exercidas, bem assim as águas internas do município, tais como lagoas e rios.
 A decisão do governo municipal, foi aprovada por todos os representantes das entidades empresariais presentes. “É uma situação muito dífícil, se não tomarmos uma atitude agora, podemos ter como consequência pandemia de fome, pandemia de desemprego, pandemia de miséria, pandemia psicológica. Precisamos acreditar que tudo passa e ter fé em Deus”, destacou Juranildes Araújo, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba).
Ciente que qualquer decisão municipal para prorrogação e postergação de impostos depende das medidas da esfera federal, Pedro Faila se mostra otimista que essa crise logo vai passar. “O seu caminho tá certo prefeito, tecnicamente já fizemos tudo que podia a nível de governo do Estado e Municipal. As empresas vão ter que conversar com seus fornecedores e encontrar uma solução. Restam as pessoas que precisam, que ganhavam cinquenta reais por dia, que estão fora desse quadro. Acredito que o foco da prefeitura nesse momento seria atender essas pessoas e a gente vai tranquilizando os empresários dentro do que é possível, dizendo que medidas estão sendo tomadas. Vamos sofrer? Vai quebrar? Como sempre, toda crise quebra um pouquinho”, ponderou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA).

O prefeito Elinaldo Araújo ficou muito satisfeito com a receptividade dos presentes e se disponibilizou a ajudar no que for possível e tiver ao seu alcance. “Foi muito difícil tomar essa decisão de fechar o comércio. Penso que muitos estão ali, vendendo de dia para ter o que comer a noite. Me preocupo com todos, porém, nesse momento não posso me antecipar ao governo federal. Não adianta eu tomar uma medida querendo ajudar e acabar me prejudicando. Vamos esperar quais serão as ações das outras esferas de governo, para que eu possa tomar minhas decisões sobre o que cabe à municipal”, ressaltou o gestor da cidade.

Participaram da reunião representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba), Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), Associação Comercial Empresarial de Camaçari (ACEC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL), Sindicato dos Empregados do Comércio das Cidades de Camaçari e Dias D’Ávila (Sindeccd), Conselho Regional de Contabilidade – Delegacia Camaçari (CRC-BA) e Sindicato das Empresas de Contabilidade (Sescap).

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga