» » "Nordeste entra em colapso em cerca de 15 dias", diz governador do Piauí

Fonte:Agência Brasil

Crédito da Foto: reprodução / Agência Brasil
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse nesta última quarta (29/4) na reunião do diretório nacional do partido, que o sistema de saúde dos estados do Nordeste está a cerca de 15 dias do colapso, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio. As informações foram publicadas na Coluna Painel, da Folha de São Paulo.
Segundo ele, o número de casos identificados dobra a cada cinco dias, com aumento exponencial também das mortes. Dias falou, ainda, em efeito dominó para a saturação dos hospitais. Ele relata já estar recebendo doentes do Ceará e de Pernambuco, que já vivem uma emergência. Outro assunto comentado por ele e pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), que também participou da reunião, é a crise financeira dos estados sem a ajuda federal. Dias foi categórico: “Eu aguento até 15 de maio, a partir daí é colapso”.
Já Rui Costa - que foi alvo de ataque do presidente Jair Bolsonaro -, fez outro relato alarmante. Cerca de 12% dos infectados por coronavírus no estado são profissionais de saúde, o que está reduzindo a força de trabalho. Em seus cálculos, devido à falta de pessoal de equipamentos, o máximo que é possível expandir a rede é em 1.300 leitos. Por isso, ele advoga pelo isolamento social.
 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga