Para enfrentar o pico de casos da pandemia do novo coronavírus, previsto para o mês de abril em todo o país, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari vai alterar o funcionamento das suas unidades de saúde, a partir dessa segunda-feira (06/04), proporcionando um melhor cuidado à saúde da população.
Além de diminuir a possibilidade de contato entre quem está com sintomas gripais e os demais pacientes, a alteração no funcionamento também minimizará a possibilidade de contaminação e propagação do novo coronavírus.
A alteração também se faz necessária para o uso racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Devido a grande procura por todo o país, há uma escassez de itens como máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, dentre outros. E ainda temos o alto índice de absenteísmo dos servidores da saúde que pertencem aos grupos de risco, a exemplo de idosos, portadores de doenças renais e respiratórias, hipertensos, diabéticos e gestantes. Com isso, a alteração se faz necessária”, explica Luiz Duplat, secretário da Saúde.
A alteração do funcionamento consiste em 2 modelos de unidades:
1 – Unidade de Enfretamento à Covid-19 (Sintomáticos Respiratórios)
Serviços Oferecidos: triagem, acolhimento, farmácia para dispensação de medicamento para sintomáticos e atendimento aos sintomáticos respiratórios.
2 – Unidades de Atendimento de Rotina
Além dessas unidades de enfrentamento, também existirão outras unidades em Abrantes e na sede, conforme descrito abaixo:
Agência de Notícias