» » Urna tupi-guarani pré-colonial é encontrada na Avenida Sete de Setembro durante escavações

Fonte: Da redação

                                            Crédito da Foto: divulgação/Secom
Durante escavações realizadas em trecho da Avenida Sete de Setembro, em Salvador, uma peça de cerâmica histórica foi encontrada pela equipe de arqueologia da obra de requalificação da via. De acordo com eles, provavelmente se trata de uma urna de sepultura tupi-guarani pré-colonial.
O material tem formato oval, com 80 cm de comprimento e 60 de largura. A peça possui uma tampa e um vasilhame com um corpo sepultado, e há indícios de que seja de um homem índio tupi-guarani, que pode ter vivido em Salvador entre os séculos XIV e XVI.
urna-tupi-guarani-pr-colonial-encontrada
Foto: divulgação/Secom 
"O vasilhame tem decoração na parte interna, um indicativo de que foi confeccionado para um ritual de enterramento [...] o material que forma a cerâmica e a pintura nos trazem sinais de que é uma urna tupi-guarani", explicou o arqueólogo coordenador da obra, Claudio Cesar de Souza e Silva. O especialista contou, também, que a arqueologia ainda não tinha encontrado um vestígio material da existência desses índios. "Pode auxiliar a contar a história da presença desses indígenas aqui", complementou.
Até o momento, mais de 12 mil artefatos históricos já foram retirados da Avenida Sete e da Praça Castro Alves, durante o trabalho de arqueologia. Entre eles estão ossos humanos, moedas, cachimbos, bala de canhão, garrafas de vidro, colares e cerâmicas.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga