» » Camaçari inaugura o 8º Cras em Monte Gordo

Comprometida em continuar cuidando de quem mais precisa, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), inaugurou na manhã desta sexta-feira (1º/6), mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O novo equipamento está situado na Rua Bom Jesus, nº 61, no distrito de Monte Gordo, próximo ao Centro Comercial da localidade, na costa do município.

No local, foram realizadas algumas adaptações para melhor receber os munícipes, como a exemplo, de pintura, instalação de divisórias e rampa de acessibilidade. A unidade possui uma recepção, três salas de atendimento, dois banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência, setor administrativo, coordenação, espaço para reuniões em grupo e de convivência, além do CadÚnico.
No decorrer da cerimônia, o prefeito Elinaldo Araújo, pôde conhecer cada detalhe da unidade e aproveitou para celebrar a entrega deste equipamento para a comunidade de Monte Gordo. “Hoje é dia de vitória! Sem dúvidas os moradores desta localidade aguardavam de maneira ansiosa por este Cras. Durante esse momento de pandemia, torna-se ainda mais imprescindível que os serviços socioassistenciais estejam mais próximos da população”, expressou o gestor. 
 O espaço também acolherá as famílias em situação de vulnerabilidade social das comunidades de Coqueiro de Monte Gordo, Jordão, Lagoa Seca, Canto dos Pássaros, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca, Lodo, Tiririca, Cachoeirinha, Baratas, Fazenda Cajazeiras, Joias do Rio e Fazenda Mucambo.
“Este momento simboliza que o social está chegando cada vez mais perto da população que está em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas que moram na Zona Rural. Quero agradecer a toda gestão pelo empenho para garantir o bem-estar de diversas famílias da nossa cidade”, comentou a titular da Sedes, Andréa Montenegro, acerca da importância do poder público estar próximo da comunidade.

Em decorrência da pandemia do coronavírus e da importância de manter o isolamento social como medida preventiva para a contenção do avanço da doença, os atendimentos no Cras de Monte Gordo também funcionarão em esquema especial através do Plantão Social enquanto perdurar a crise.

Quem precisar de qualquer serviço ou solicitação deve entrar em contato por meio de mensagem via WhatsApp (71) 98191-3225, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. A equipe de colaboradores é composta por duas assistentes sociais, uma pedagoga, administrativo, serviços gerais e vigilante.

A assistente social e coordenadora da unidade, Cristiana Viana, destacou que toda a equipe técnica está preparada para proporcionar a melhor assistência e acolhimento aos cidadãos. “Nós temos um time de profissionais multidisciplinar, no qual todos têm esse olhar sensível. Os usuários não podem sair daqui sem passar por uma escuta. Este é o nosso principal propósito”, ressaltou.

Também participaram da inauguração a primeira-dama do município, Ivana Paula e o vereador, Vaninho da Rádio, representando o poder Legislativo.

Como funciona – o Cras é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), descentralizando os atendimentos por território, aproximando os serviços da população.

O Centro de Referência ainda oferta diversos serviços, dentre eles, a atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais; orientações sobre programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Bolsa Social, Benefícios Eventuais e Benefício de Prestação Continuada (BPC); serviço de Proteção de Atenção Integral à Família (Paif), solicitação de Passe Livre para deficientes (municipal, intermunicipal e interestadual), carteira do idoso, além de orientações sobre diferentes tipos de direitos sociais.

A população ainda tem à disposição mais sete centros, desses, quatro já foram totalmente requalificados. Na sede, as unidades estão situadas nos bairros Verdes Horizontes, Burissatuba, Nova Vitória e Phoc II. E na costa, têm os núcleos do Caminho do Mar/Arembepe e o de Barra do Pojuca, este último com reforma em andamento.


Agência de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga