» » » Prefeito visita entidade que está produzindo máscaras para o município

 Nesta terça-feira (19/5), logo cedo, o prefeito Elinaldo Araújo foi conhecer de perto a linha de produção desenvolvida pelas costureiras da Associação de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (ADCS), uma das entidades que se credenciaram à Prefeitura de Camaçari com a finalidade de produzir, em caráter emergencial, máscaras artesanais de tecido. O trabalho está sendo executado na sede da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), localizada no bairro Gleba C.
 A proteção facial será destinada para uso da população em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como para os servidores públicos das áreas administrativas, com a finalidade de conter a disseminação do novo coronavírus. Além desse suporte à saúde pública, a iniciativa vai auxiliar na garantia de renda para os pequenos empreendedores. Essa é mais uma medida adotada pela administração municipal para resguardar a população e assim evitar a propagação da Covid-19.
 A iniciativa visa estimular uma melhoria na produção e oferta do serviço, como forma a influenciar positivamente a economia e minimizar os impactos causados com o fechamento de estabelecimentos comerciais e de pequenas fábricas diante do cenário de pandemia. O projeto, destinado à cooperativas, associações, microempresas e pequenas empresas com sede no município, prevê a produção de 250 mil máscaras reutilizáveis que serão adquiridas pela gestão municipal, com valor estimado pelo município de R$ 5 por máscara confeccionada.
 A ADCS é uma das sete entidades que foram credenciadas, por meio do edital e está responsável, inicialmente, pela produção de 35 mil máscaras de tecido 100% algodão, antialérgico e lavável. Com cerca de 50 mulheres envolvidas na produção, a entidade estava com as atividades paradas há algum tempo e, no momento, está beneficiando costureiras profissionais, além de iniciantes que, por conta da crise provocada pela pandemia, estão fora do mercado de trabalho.
 O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho, a dedicação e o comprometimento das profissionais no desempenho da ação. “O trabalho que vocês estão executando é muito importante para a população do nosso município nesse momento. É um ato de amor, pois é através dessa parceria que poderemos garantir proteção a quem mais precisa, aos nossos servidores e, sobretudo, promover essa renda extra pra vocês”, destacou o gestor municipal.

De acordo com a coordenadora da ADCS, Aurineide da Silva Meireles, 45 anos, o trabalho está sendo gratificante e contribuindo com melhora na autoestima de todos os envolvidos. “Estamos nos sentido útil, pois além de saber que produzimos algo essencial nesse momento, essa ação da prefeitura fez com que a gente voltasse ao mercado de trabalho e, consequentemente, levar dinheiro para casa”, falou agradecida.
A ADCS faz parte da Rede Colaborativa de Camaçari (Redcam), que tem como coordenador Antônio Costa da Silva. Para ele, essa parceria é de estrema relevância. “Primeiro, pelo fato de ser uma iniciativa sustentável de proteção à saúde. Segundo, por ser uma fonte de geração de renda para essas pessoas”, ressaltou.

A dona de casa Orlane Santos, 35 anos, moradora do bairro Jardim Limoeiro, falou da importância que é participar da iniciativa. Casada e mãe de um filho, ela que estava desempregada há mais de um ano, fez, nesse meio tempo, o curso de corte costura promovido pela prefeitura, mas, por vários motivos, não teve chance de colocar o aprendizado em prática. “Mais uma vez a prefeitura me dando oportunidade, e dessa vez contribuindo também com a sociedade, ajudando ao próximo. Estou muito feliz em fazer parte desse trabalho”, disse emocionada.

A visita foi acompanhada pela primeira-dama do município, Ivana Paula, e pela titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Andréa Montenegro.

Agência de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga