Estão sendo contemplados simultaneamente, nos primeiros dois dias de entrega do benefício, os alunos de 52 unidades de ensino da rede pública municipal, o que corresponde a mais da metade do total, que é 102. Somadas às creches comunitárias conveniadas, o número de instituições sobe para 125. Uma dessas unidades é o Centro Educacional Senhor dos Passos, localizado em Barra do Jacuípe, costa de Camaçari, onde a ação foi acompanhada pela secretária Neurilene Martins.
A gestora da pasta aproveitou a ocasião para reforçar as orientações à equipe quanto aos cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “Nosso esforço é no sentido de atender os alunos da melhor forma possível durante este período de pandemia. Ao mesmo tempo em que possibilitamos o acesso à merenda escolar, inclusive com esse reforço para as crianças que estudavam em tempo integral e faziam mais refeições na escola, também vamos promover a continuidade do aprendizado deles”, explicou Neurilene
O material pedagógico é destinado para os estudantes da Educação Infantil, do Fundamental I e II, Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e faz parte das ações do “Mais e Melhor Educação: em Casa”, projeto instituído pela gestão que irá acontecer enquanto durar o isolamento social em decorrência da Covid-19.
Integram o kit com material pedagógico mais de 40 artigos distintos, que serão distribuídos conforme a etapa do aluno, e os livros didáticos e de literatura, que visam complementar e contribuir com a manutenção da rotina de estudos no domicílio dos estudantes, por meio da plataforma de curadoria de conteúdos disponibilizada no portal da Seduc (http://seduc.camacari.ba.gov.br).
No caso do Centro Educacional Senhor dos Passos, os alunos ainda contarão com um material a mais, preparado pelos professores, que está sendo entregue já impresso, junto com o kit padrão. Professora do 5º Ano, Tereza Cristina informa que o material foi elaborado com carinho e de acordo com a realidade do público atendido pelo centro. “Como eu já tinha experiência com ensino remoto, sugeri que incluíssemos essas atividades. Realizamos isso com o apoio da Seduc e tenho certeza que será agregador”, comentou.
Feliz ao voltar pra casa com todos os benefícios, a mãe do aluno Alisson, Joanice dos Santos, 36 anos, moradora do conjunto habitacional Caminho do Mar I, elogiou a iniciativa da prefeitura. “É uma grande ajuda, principalmente pra quem está desempregada. E o kit escolar também, porque meu menino já vai ter uma atividade boa pra fazer, que é estudar, e vai continuar aprendendo”, declarou, agradecendo pelo Vale Merenda, pelo kit escolar, pelas atividades impressas e pela cesta complementar com alimentos.
Os pais ou responsáveis legais que necessitam de esclarecimentos sobre o processo de entrega do Vale Merenda, podem entrar em contato com a comunicação da Seduc, por meio do número de WhatsApp (71) 98793-0976. A Secretaria disponibiliza também um contato para denúncias acerca da má utilização do vale, que é o número de Whatsapp (71) 99951-6021.
A partir da próxima semana, outras instituições de ensino darão continuidade à entrega dos benefícios. A lista com as novas datas e os nomes das unidades escolares será divulgada em breve.