» » Toque de recolher é iniciado em Camaçari para combater propagação do coronavírus

Conforme anunciado pela Prefeitura de Camaçari, o toque de recolher foi iniciado no município, na noite deste sábado (30/5), mais precisamente às 20h, conforme especificado no Decreto nº 7.357/2020. A medida foi adotada com o intuito de desacelerar a curva de crescimento dos casos confirmados da Covid-19, após o aumento exponencial registrado nos últimos dias. Para garantir o cumprimento da nova determinação, uma operação integrada de fiscalização foi posta em prática e mostrou-se eficiente na primeira noite de atividade. 
 O grupo responsável por realizar a operação, composto por servidores de órgãos da gestão municipal, como a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), e guarnições da Polícia Militar da Bahia (PM/BA), se reuniu, por volta das 19h30, em frente ao Espaço Camaçari 2000, de onde o trabalho de fiscalização começou.
O prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da primeira-dama Ivana Paula, compareceu ao ponto de encontro para agradecer pessoalmente aos envolvidos, pela dedicação e comprometimento com a luta para impedir a disseminação desenfreada do novo coronavírus. “Estando aumentando o rigor, porque se não frearmos esse crescimento no número de casos, não haverá investimento em leitos e equipamentos hospitalares que possa dar conta”, alertou o gestor municipal, explicando que esse é um esforço preventivo para evitar a sobrecarga do sistema de saúde.
Aproximadamente 60 pessoas atuaram na operação de fiscalização, formando um comboio com 18 veículos, a maioria viaturas da STT e da PM, que passaram por diversos bairros, como Ponto Certo, Gleba E e Gleba B, fazendo com que o toque de recolher fosse cumprido, por meio da transmissão de orientações a transeuntes e comerciantes e, quando necessário, com ações mais enérgicas, a exemplo da interdição de estabelecimentos comerciais.
O tenente-coronel Gabriel Neto, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), reforçou que a ação visa assegurar que os cidadãos que cumprem as determinações e orientações, para não se contaminarem, não sejam submetidos a riscos ampliados por conta da falta de consciência e de responsabilidade dos que optam por descumprir as medidas. “Esse é um serviço de assistência à população de Camaçari, para fazer com que toda a legalidade seja cumprida por todos”, ressaltou.
Também participaram da ação, o secretário da Saúde, Luiz Duplat; o coordenador do Centro Comercial, Namucies de Souza; o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro; o capitão Tomas Santana, do Comando da Polícia Militar da Região Metropolitana; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Curvelo.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga