» » » Câmara de Camaçari participa de discussões sobre Plano Estratégico para reabertura do comércio

 O presidente da Câmara de Camaçari, vereador Jorge Curvelo (DEM), participou, na noite desta segunda-feira (22/06), de uma reunião de apresentação do Plano Estratégico que define critérios e orientações para a reabertura parcial do comércio de Camaçari. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Governo (Segov).


O documento, elaborado conjuntamente por entidades relacionadas às atividades econômicas do município e poder público, reúne todas as ideias e propostas que foram ouvidas pela gestão no decorrer dos 90 dias de suspensão dos serviços não essenciais a fim de conter o avanço da Covid-19. O plano está distribuído por medidas e diretrizes, como necessidade de uso de máscaras de proteção nas lojas, respeito à distância entre as pessoas, cuidados e recomendações de higiene que irão nortear a volta gradativa e segura dos trabalhos por setores.
A reabertura parcial está prevista para o dia 1° de julho, e uma nova reunião está marcada para o dia anterior. Segundo o prefeito Elinaldo Araújo, a ideia desse novo encontro é que o quadro da pandemia no município seja reavaliado e que a decisão possa ser tomada em conjunto. Durante a reunião, o prefeito deixou claro que, dentre os principais critérios que devem ser atendidos para que essa reabertura seja possível estão a disponibilidade de vagas em leitos para tratamento da Covid-19 no município e a total adequação dos estabelecimentos às medidas de prevenção estabelecidas pelo poder público. “Sem o atendimento a essas medidas de prevenção ao contágio, a retomada não será possível. E essa foi uma decisão tomada conjuntamente com os representantes do comércio da nossa cidade, o que mostra o nosso alinhamento no combate à pandemia”, reforçou.

Para o presidente da Câmara, a situação tem sido conduzida de uma maneira muito responsável. “Discutimos uma pauta muito importante, que é a retomada das atividades econômicas do município que tem sido um setor muito prejudicado pela pandemia. Porém, mais do que isso, discutimos como salvar vidas, como evitar que essa retomada traga mais mortes e sofrimentos para nossa população. E essa discussão, desde o início, tem sido feita com muita responsabilidade e cuidado por parte do poder público municipal”, avaliou.

Segundo Curvelo, o momento ainda exige muita cautela. “Sabemos que nosso comércio está sofrendo, mas o momento é de muita cautela. Pois sabemos que a reabertura do comércio gera aglomerações e contato próximo entre as pessoas. E hoje o que queremos é vencer esse vírus a partir do cumprimento de todas as medidas defendidas pelos órgãos de saúde”, concluiu.

Participaram do encontro representantes de sindicatos, entidades voltadas para o comércio e representantes das polícias Civil e Militar. Estiveram presentes o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Pedro Luiz Failla; a presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio Camaçari), Juranildes Araújo; a delegada titular da 18ª Delegacia Territorial, Thaís Siqueira; o comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, major André Presa; o secretário municipal de Saúde, Luiz Duplat. Também participaram os secretários do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; dos Serviços Públicos, Armando Mansur; o superintendente de Trânsito e Transporte Público, coronel Alfredo Castro; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Camaçari, Pedro Reis; o presidente da Associação Comercial de Camaçari (ACEC), Luciano Sacramento; e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, o tenente-coronel, Gabriel Neto.


Diretoria de Comunicação

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga