» » Eclipse lunar acontece nesta sexta-feira e pode ser acompanhado do Brasil; saiba mais

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: ilustrativa/divulgação/Pixabay
Um eclipse lunar penumbral vai acontecer nesta sexta-feira (5/6) a partir das 15h com duração de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos, e poderá ser acompanhado em regiões do Brasil, Europa, África, Ásia e Austrália. O processo todo deve terminar às 18h04, de acordo com informações do site Space.
Por se tratar de um fenômeno penumbral, o que poderá ser visto é um sombreamento da lua quando o seu ápice acontecer, previsto para 16h26 (horário de Brasília). Por isso, pode não ser possível visualizar a olho nu o fenômeno na maior parte das regiões brasileiras, mas os interessados podem acompanhá-lo online por meio webtv do projeto europeu Telescópio Virtual 2.0. A transmissão acontece a partir das 16h.
A plataforma irá acompanhar o eclipse lunar penumbral direto do céu de Roma, Itália. Por lá, a lua nasce às 20h30 (horário local) e o ápice acontecerá às 21h24. Ao todo, quatro eclipses penumbrais vão acontecer neste ano. O primeiro foi em janeiro e foi o mais intenso e perceptível. Os próximos são em 5 de julho e 30 de novembro— os dois últimos serão totalmente visíveis do Brasil. Em 30 de novembro, um eclipse penumbral acontece novamente.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga