» » Prefeito realiza coletiva de imprensa e atualiza sobre cenário municipal

Na noite desta sexta-feira (19/6), o prefeito Elinaldo Araújo concedeu uma coletiva à imprensa para falar do atual cenário de pandemia e esclarecer medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus no município. O ato aconteceu no gabinete da secretaria do Governo (Segov) e a interação com os profissionais de comunicação que atuam na cidade, foi possível por meio de uma plataforma digital, a fim de evitar aglomeração, e foi transmitida pelos canais de comunicação oficiais, Instagram e Facebook, do gestor.
Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou o protocolo de ações que foi elaborado há 15 dias pelo município no enfrentamento à pandemia e respondeu sobre diversos assuntos questionados, dando uma atenção especial as restrições que serão exigidas diante da possibilidade de reabrir o comércio, a partir de 1° de julho.
“Passamos dos 90 dias com o comércio fechado e seguimos trabalhando para conter o avanço do coronavírus, mas precisamos contar com o apoio e compreensão de todos. As regras precisam ser cumpridas e se o comércio não cumprir com as determinações vamos voltar atrás na decisão”, explicou o prefeito Elinaldo.
Durante a interação com a imprensa, o prefeito Elinaldo ressaltou o fato de que a população aderiu ao isolamento quando foi solicitado, mas neste momento é preciso não afrouxar. “É preciso reforçar a medida preventiva e não sair de casa, apenas quando for indispensável. Se todos cumprirem as determinações e fizerem o dever de casa, mantendo o isolamento e fazendo uso da máscara, muito em breve poderemos começar a planejar a retomada das atividades”, explicou, acrescentando que há um esforço muito grande por parte dos servidores das diversas secretarias do governo, assim como um empenho das policias, militar e civil para que as regras sejam respeitadas.
O gestor explicou que medidas como suspensão de transportes municipais, paralisação de aulas, proibição de eventos, fechamento de comércios, proibição de circulação nas praias, bloqueio de ruas e o toque de recolher foram adotadas para evitar a disseminação do vírus em ritmo acelerado. Contudo, depois de uma série de iniciativas, não foi possível conter o avanço do vírus, e por isso é necessário que a população faça a sua parte e continue em isolamento.
Diante disso, com quase 100% dos leitos ocupados, a administração pública precisou ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em mais 10 leitos para pacientes com coronavírus no município, por meio de convênio firmado com o Hospital Santa Helena, para atender as pessoas infectadas com quadro grave.
No decorrer da coletiva, Elinaldo esclareceu que as crianças do município estão sendo assistidas pela Secretaria da Educação (Seduc) mesmo com as escolas fechadas. Em tempo, parabenizou a todos os educadores que se esforçam para cumprir com o calendário educacional. Vale dizer que um encontro será agendado para planejar o cumprimento da carga horária definida pelo Ministério da Educação, que é de 800 horas por ano.
Como mais uma alternativa no enfrentamento da crise, o chefe do Executivo pontuou durante a coletiva que está licitando 50 mil testes rápidos para serem realizados no município. Ainda citou as ações que estão sendo realizadas na costa de Camaçari como medida preventiva; descartou a possibilidade de colocar barreiras sanitárias na entrada da cidade; mencionou sobre a licitação do transporte público; e fez uma narrativa sobre as obras que ocorrem na cidade e seus entraves, a exemplo do Viaduto do Trabalhador e as creches, além das pavimentações asfáltica em curso, trabalhos de contenção, licitação do mercado de Monte Gordo, requalificação da Praça de Jauá, do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e o Tudão.
Elinaldo reafirmou seu compromisso como gestor do município em fazer o possível e o que estiver ao seu alcance para preservar vidas. “Estou unido com vocês, estou focado em fazer o melhor para salvar vidas e disso não abro mão, mas para reduzir os casos, nós precisamos contar com o apoio de cada cidadão”, concluiu.
Foto:Kelvi Lima

Agência de Noticias PMC




«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga