» » » Fiscais acompanham primeiro dia de reabertura do comércio

Nesta segunda-feira (27/7), três equipes da Fiscalização de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Camaçari, acompanharam o primeiro dia de reabertura parcial das atividades comerciais no Centro da cidade. Desta vez, para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo todas as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas. Na região da Avenida Getúlio Vargas e do Centro Comercial (Feira), ao longo da manhã o movimento estava tranquilo e sem aglomerações. 

À frente da vistoria, o coordenador da Fiscalização de Combate ao Coronavírus, coronel Alfredo Castro, aproveitou para dialogar com alguns representantes do comércio com o intuito de orientá-los acerca da importância de respeitar as regras presentes no protocolo. “O planejamento foi feito e agora nós estamos vivendo o momento real do plano. Até agora, as lojas que nós tivemos visitando para observar o cumprimento das recomendações presentes no decreto estão seguindo à risca as medidas. Agora cabe à nossa comunidade, ao nosso cidadão, respeitar também para que não venha fechar novamente”, pontuou o gestor. 
Durante a primeira fase, está autorizado o funcionamento dos seguintes segmentos separados por núcleos: o grupo 1 está relacionado as categorias de saúde, beleza e estética, compostos por salões de beleza e barbearias; clínicas de podologia e estética; e estúdios de tatuagem. O grupo 2, pela manhã se enquadra a lista do comércio tipo I e no período da tarde, o comércio tipo II. Já o grupo 3, ao setor de alimentação e o 4 atividades religiosas, de escritórios, prestação de serviços e hotéis/pousadas. 

Celisdalva Brito, gerente de uma empresa que comercializa colchões, e a sua equipe de colaboradores estavam fazendo o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como as máscaras de tecido e do tipo face shield (proteção facial), bem como do álcool em gel e jaleco.  A lojista comentou que aguardava ansiosamente pelo retorno das atividades. 

“Estamos muito felizes com essa reabertura do comércio, pois eu acho que já estava no tempo realmente. Nós não estávamos mais suportando, mas é importante que nós lojistas possamos trabalhar com responsabilidade e que nossos clientes também venham para a rua quando houver necessidade para que possamos dar continuidade a essa abertura. E preservar a vida dos nossos clientes, funcionários e todos em geral”, comentou Brito. 

Profissional da área de beleza, Janete Barbara, precisou ir ao Centro acompanhar sua mãe ao médico. Ao caminhar pela Avenida Getúlio Vargas, fez uma avaliação sobre a volta do funcionamento do comércio no município. “Acho importante, desde que com as medidas de segurança, porque os comerciantes já estão sofrendo muito né e a comunidade também”, disse ao acrescentar que quando a população for sair, devem cumprir as medidas básicas, a exemplo do distanciamento e da máscara. 

O Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas com todos os detalhes separados por segmentos, os horários de funcionamento dos estabelecimentos e recomendações gerais podem ser conferidas na íntegra clicando aqui.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga