» » Governo realiza ação integrada no Centro da cidade neste domingo


A fase um do Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas no município entra em vigor a partir desta segunda-feira (27/7). E na perspectiva de que tudo ocorra de forma ordenada, a Prefeitura de Camaçari realizou, na manhã deste domingo (26/7), uma ação integrada entre diversas secretarias do governo, a fim de preparar o Centro da cidade para a retomada do comércio.
 
Logo cedo, por volta das 8h, equipes ligadas à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) fizeram uma grande higienização e desinfecção nos espaços públicos, como as praças Abrantes e Desembargador Montenegro, a Avenida Getúlio Vargas, Rua Adelina de Sá, além da passarela e de pontos de ônibus. 
 
De acordo com o titular da pasta, Armando Mansur, foram usados dois pipajet, borrifadores e pulverizadores abastecidos com sabão geleia, água sanitária e hipoclorito de sódio para garantir que todos os ambientes fiquem completamente limpos. Todos os profissionais envolvidos nessa atividade utilizaram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), compostos por máscara, macacão, luvas, botas e demais acessórios. 
Durante a ação integrada, uma estrutura foi montada na Praça Desembargador Montenegro para realização de testes rápidos. O secretário da Saúde, Luiz Duplat, que fez questão de acompanhar os trabalhos, explicou que a iniciativa é muito importante por ser resultado de esforços coletivos de diferentes áreas do governo. “Várias pastas estão unidas e se preparando para a reabertura do comércio. E a Sesau realizando testes rápidos no público que atende aos critérios”, contou ao acrescentar que a secretaria permanecerá com o monitoramento diário, “acompanhando a taxa de ocupação hospitalar que na Região Metropolitana deve estar abaixo de 75%, e se ocorrer um aumento expressivo do número de casos e alta na taxa de ocupação de leitos será necessário retomar as medidas restritivas para a população”.
Para que a retomada das atividades comerciais aconteça de forma segura e tranquila, servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) distribuíram para motoristas e transeuntes que circulavam pelas ruas, um mapa ilustrativo sinalizando os bloqueios provisórios implantados nas vias e estacionamentos na região do Centro. A medida passa a valer também nesta segunda.
Para o superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, que coordena a equipe de fiscalização, houve uma preocupação no sentido de reabrir os estabelecimentos com o plano de priorizar o bem-estar dos cidadãos. “Fizemos um planejamento que visa dar condições de segurança e conforto a todos e esperamos que ocorra de forma efetiva, porém é preciso que as pessoas que realmente necessitem ir ao comércio respeitem o distanciamento e tragam uma motivação de respeito à vida”, sinalizou.
Animado com a reabertura do comércio, Armando Pereira dos Santos, proprietário de uma barraca instalada na Praça Abrantes, que já estava no local se preparando e limpando tudo para o dia seguinte, falou da sua expectativa. “Espero que a população continue em casa e só saia em extrema necessidade. Eu estou feliz em poder voltar a trabalhar, mas não podemos ignorar a doença que ainda existe. Foram dias difíceis durante a pandemia, onde eu tive que demitir alguns funcionários, mas agora estou animado e já providenciei álcool em gel e líquido e também um medidor de temperatura digital para receber meus clientes”, contou entusiasmado.
Durante a ação, as secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Habitação (Sehab) também ajudaram desenvolvendo atividades e distribuindo máscaras. Participaram da iniciativa, representando o prefeito Elinaldo Araújo, o secretário do Governo, José Gama; o coordenador do Centro Comercial, Namucies de Souza; e o vereador Jamelão, representando o Legislativo. 

Foto: Kelvi Lima


Agência de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga