» » Jornalista de afiliada da Globo é demitida após denunciar assédio de chefe: “É um psicopata”

Ellen conta que, desenvolveu uma crise de ansiedade por conta da relação abusiva no trabalho.
Foto: Divulgação
A jornalista Ellen Ferreira afirma ter sido demitida da Rede Amazônica, afiliada da Globo em Roraima, após ter denunciado assédio do ex-diretor de Jornalismo da emissora, Edison Castro. Ela foi uma das apresentadoras do rodízio que o Jornal Nacional promoveu em 2019, e o desligamento ocorreu na última quinta-feira (23).
No relato, Ellen conta que além dela, outros funcionários da emissora também denunciaram o ex-diretor. “Edison Castro é um psicopata que já havia passado pelas redações de Goiás, Maranhão e Tocantins. Homofóbico, racista, gordofóbico. Praticava assédio moral e sexual, deixou toda a equipe doente. Uma moça da TV Anhanguera [Goiás] chegou a tentar se matar por causa dele. Debochava de um repórter que era gay. Chamou o cabelo de uma repórter negra de moita feia”, afirmou Ellen ao jornalista Léo Dias, do Metrópoles.
Continua: “Ele dizia que eu era repugnante, gorda, que me vestia mal. Me ameaçava de demissão constantemente. A fama dele era de o João de Deus da redação. Havia gente que desejava bater nele”, revelando que desenvolveu uma crise de ansiedade por conta da relação abusiva com o superior.
Sem apoio dos chefes da afiliada, a jornalista enviou um e-mail para Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo, relatanto todos os acontecimentos. Mas Ellen foi demitida após se recuperar da Covid-19, que contraiu no início de julho.
“Meu sonho foi interrompido. Eu estava escalada para apresentar o Jornal Nacional mais duas vezes esse ano, mas foi adiado por conta da pandemia. Agora, estou demitida. Eu lutei por uma equipe. Fiz o que foi necessário para acabar com aquela palhaçada e faria de novo. Acabaram com meu sonho, mas eu tenho saúde e vou conseguir me recuperar”, afirmando que apesar de Edison Castro ter sido demitido após diversas denúncias, ela também foi alvo de demissão por ter denunciado o ex-diretor.
Confira nota da Rede Globo:

“As afiliadas da Globo comungam dos mesmos princípios editoriais mas são empresas independentes. O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, ao receber e-mail da jornalista Ellen Ferreira, entrou imediatamente em contato com o setor de afiliadas para que a queixa fosse transmitida à Rede Amazônica. A Globo reitera que o respeito é um valor fundamental do seu Código de Ética. A empresa repudia qualquer tipo de assédio ou preconceito, que não são tolerados no ambiente de trabalho em nenhuma hipótese. Os esclarecimentos sobre o que ocorreu depois devem ser dados pela afiliada”. Nota enviada ao Métropoles.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga