» » » Nova Vitória recebeu a 8ª edição da Ação Integrada



A Prefeitura de Camaçari realizou nesta terça-feira (28/7), a 8.ª edição da Ação Integrada de Enfrentamento ao Coronavírus, proposta implementada no município durante a pandemia com base nos dados epidemiológicos por localidade. E para melhor atender a população, uma estrutura foi montada em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro do Nova Vitória. A iniciativa agrega os serviços de testagens rápidas, higienização e desinfecção dos ambientes públicos, bem como distribuição de benefícios socioassistenciais e ordenamento do trânsito, quando necessário.

 Durante a ação, Juliana Carneiro, da Gerência de Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário da Sede fez uma avaliação sobre as testagens realizadas ao longo deste mês nas localidades da sede. “Nós percebemos que a população vem mesmo em busca do teste. Muita das vezes eles estão nessa ansiedade para saber como estão, se o isolamento está surtindo efeito. Mas a gente também percebe que os números não são grandes de casos positivos, nós encontramos cerca de 10% a 15% nessas ações. O legal é que nós orientamos bastante a comunidade que só é ideal fazer se for sintomático ou se teve contato próximo com alguém que testou positivo”, destacou.
 Ainda de acordo com Carneiro, é importante ressaltar que, o público-alvo que pode ser testado são os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos; portadores de doenças crônicas sintomáticos; profissionais da área de saúde e segurança; pessoas que compartilham a mesma residência e que algum membro tenha testado positivo; população economicamente ativa, com idade de 15 a 59 anos, com sintomas; e os munícipes de 1 mês a 14 anos de idade que tenham apresentado sintomas por mais de sete dias.


Na edição de hoje, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), entregou mais de 60 benefícios na comunidade. Já a pasta dos Serviços Públicos (Sesp), reforçou a limpeza de desinfecção no entorno da área com o auxílio dos equipamentos conhecidos como pulverizadores, borrifadores e pipajet, ambos abastecidos com sabão geléia, água sanitária e hipoclorito de sódio. Além disto, os colaboradores, seguindo as recomendações sanitárias, fizeram uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A moradora Alnirene Santos aproveitou para fazer pela primeira vez o teste rápido e comentou acerca da importância de iniciativas como estas estarem à disposição dos munícipes. “No momento em que a gente se encontra tão fragilizado quase sem direito e acesso a nada, né?! É um ponto positivo para nós que somos considerados uma classe mais carente”, opinou Alnirene, que foi acompanhada da vizinha, Roselene da Silva, e juntas elogiaram o atendimento da equipe da Secretaria da Saúde (Sesau), “Foi ótimo”, afirmaram.
Da primeira edição até hoje, na sede foram aplicados 1.200 testes rápidos e executados 850 exames na costa. Além desse quantitativo, a testagem rápida segue acontecendo diariamente nas unidades de saúde. A próxima ação integrada está programada para acontecer no dia 31, no bairro Ponto Certo.


Foto: Jean Victor


Agência de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga