» » Quarto encontro mundial do Teatro da Solidão solidária.

Foto:Reprodução
Teatro da Solidão Solidária abre Julho com 4º Encontro Mundial Virtual
O caráter de quem goza de autonomia, da liberdade com relação a algo ou alguém, será o ponto chave do 4º Encontro Mundial Virtual, que o Teatro da Solidão Solidária realizará em 02 de julho próximo, das 14h às 17h, pela plataforma digital ZOOM, com a participação de artistas brasileiros, estrangeiros e formadores de opinião. 

A data que dá lugar a esta edição é, nada mais, nada menos, do que uma celebração à Independência da Bahia. Um movimento que teve início em 19 de fevereiro de 1822 e desfecho em 02 de julho de 1823. Tudo isso motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, que terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.
“Esta data é um marco na história brasileira, a Independência da Bahia. Então, será uma celebração a cultura do estado. Estaremos recebendo artistas de vários países que têm ligação com o Brasil, em especial, a Bahia. Eles se juntarão aos nossos artistas, tanto do interior do estado, como da capital, Salvador, cidade considerada a nossa Roma negra, por abrigar a maior população negra do planeta fora do continente africano”, revelou Ivan Antonio, promoter e coordenador do encontro. 
Para celebrar a importante data com os baianos, a organização do Encontro Mundial convidou um grupo de artistas da África, além da Secretária de Cultura do Município de Camaçari, Márcia Tude, além da escritora, cineasta, compositora e cantora dos Estados Unidos, Alisa Clementes e, ainda, indispensáveis artistas de peso do Brasil, Itália e Portugal. 

Na ocasião, o Teatro da Solidão Solidária homenageará o poeta Manuca Almeida (In Memorian), um dos autores de “Esperando na Janela” junto com Targino Godim. A música que ganhou o Grammy Latino chegou a ser gravada pelo cantor e compositor baiano, Gilberto Gil. Além de Manuca, serão agraciados também, o ator Jackson Costa, Vovô (ativista político e dos direitos humanos), que é também, presidente do Ilê Aiê (Bloco Afro), Vá Botelho (Diretor do Balé Folclórico da Bahia), Vadinha Moura (Atriz e Diretora do Teatro Módulo), além de Iray Galrão (Escritora) e Zé Raimundo (Compositor). 

Diálogos e trocas de experiências sobre arte, cultura, educação, política, direitos humanos, entre outros assuntos farão parte desta edição do evento, promovido mensalmente. Na verdade, é uma preparação para o Encontro Mundial presencial que acontecerá em 2022, nas cidades de Salvador e Camaçari, na Bahia, São Paulo e Fortaleza, no Brasil, como também, em Nova York, nos Estados Unidos e, ainda, em Portugal, Itália e França, na Europa.

Em suas três edições realizadas recentemente, o Encontro Mundial contou com as ilustres presenças virtuais de reconhecidos artistas brasileiros da televisão, do cinema e da música, que entoaram seus cantos e histórias sobre a MPB. São eles:  Paulo Betti, Sérgio Mamberti, Tadeu Di Pietro e, ainda, Zeca Baleiro, Paulinho Boca de Cantor (Grupo Novos Baianos), o menestrel do forró no mundo, Del Feliz, Elpídio Bastos (Compositor e diretor musical do Olodum) e Ca Cau (Compositor, cantor e diretor do Atelier Travessia em São Paulo).   

Outros expoentes da cultura de diversos países interagiram com os artistas do Brasil sobre temas emergentes como compaixão, ética, tolerância, solidão e solidariedade humana. Estiveram entre eles, Ernesto Dabó (Guiné Bissau), Bas’Llele Malomalo (Congo) Ana Pracaschandra Chandi e Antonio Salgado, ambos de Portugal, Paula Gayatri,  Iramar Amaral e Simona Amaral (Itália),  Noora Becker (Palestina) Katerina Barabouti (Grécia) e Kyara Orlando (Inglaterra), como também, Vera Campos, Gregory Giroud, Jean Marc Andrieu e Cecília Alves (França).  

O Teatro da Solidão Solidária 
Trata-se de um método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte. O Teatro da Solidão Solidária é uma criação do poeta, dramaturgo, compositor e cineasta pernambucano de Arcoverde, radicado em Camaçari, na Bahia, Ivan Antonio. 

Como participar do 4º Encontro Mundial Virtual?   
Via plataforma digital ZOOM com transmissão AO VIVO em 02 de julho de 2020, das 14h às 17h, pelo FACEBOOK do TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA. Os interessados devem encaminhar e-mail e whatsapp para o endereço: solidaosolidaria@bol.com.br

Mais informações:
>Ivan Antonio (Idealizador do Encontro Mundial Virtual)
(71) 9 9314.9701 (WhatsApp)
e-mail: ivanildoantonio@yahoo.com.br

*Assessoria de Imprensa
>Eduardo Galdino I MTE/CE1025JP
(85) 9 9604.9434 (WHATSAPP)
e-mail: jornalistaeduardogaldino25@gmail.com

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga