» » São Francisco do Conde sedia 4º encontro de prefeitos da RMS


Ocorreu na tarde desta quinta-feira (23/7), no município de São Francisco do Conde, o 4º encontro entre os prefeitos e prefeitas das cidades que integram a Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o intuito de alinhar a retomada unificada das atividades comerciais. Esta foi a última de uma série de reuniões presenciais motivadas pelo desejo compartilhado de conceber, aperfeiçoar e por em prática um protocolo para a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais de maneira segura e organizada.


Durante o evento, que aconteceu no auditório da Secretaria da Educação de São Francisco do Conde, os gestores municipais, juntamente com secretários de saúde, finanças e pastas correlatas, definiram os últimos detalhes quanto ao formato da reativação das atividades comerciais. Dentre as principais decisões que resultaram do encontro, ficou definido que a reabertura dos estabelecimentos teria data diferenciada para municípios com população abaixo de 40 mil habitantes e quadro promissor nos dados de contágio pela Covid-19.
Desta forma, ficou decidido que, enquanto a maioria das cidades da RMS irá iniciar a primeira fase do protocolo de reabertura na segunda-feira (27/7) – como é o caso de Camaçari –, os municípios de Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde darão início à retomada das atividades econômicas já nesta sexta-feira (24/7).

O encontro foi iniciado pela fala do prefeito anfitrião, Evandro Almeida, que deu as boas-vindas aos demais gestores e ressaltou o fato de todos estarem empenhados em garantir que as determinações do protocolo sejam cumpridas. “Esse alinhamento é importante para que a reabertura gradativa do comércio atenda o protocolo”, comentou. Em seguida, houve a apresentação do panorama do novo coronavírus no estado da Bahia, feita pelo coordenador estadual de Imunização e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ramon Saavedra.
Para o prefeito Elinaldo Araújo, a decisão de planejar a reativação do comércio de maneira unificada na RMS foi assertiva e potencializa as chances de que, cumpridas as determinações do protocolo, não haja a necessidade de recuar posteriormente por conta de uma nova elevação na taxa de contágio. “Esta decisão está sendo tomada em conjunto e com base nas recomendações apresentadas pelo Governo do Estado, que estipulou o mínimo de 25% de leitos de UTI desocupados, por cinco dias consecutivos, como critério para a retomada do comércio”, informou, acrescentando que tem reunião agendada com o governador Rui Costa nesta sexta-feira (24/7), por videoconferência, para avançar nas tratativas sobre o assunto.
Apesar desta ser a última reunião presencial entre os prefeitos da RMS antes do início da primeira fase do protocolo de reabertura dos estabelecimentos comerciais, outros encontros serão realizados posteriormente para avaliação das diretrizes em execução e discussão das etapas por vir.
Todos os detalhes referentes aos procedimentos que devem ser adotados pelos comerciantes para que os estabelecimentos mantenham a permissão para operar serão elencados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Ainda participaram do encontro, os gestores de Madre de Deus, Jaílton Santana; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de Dias d’Ávila, Jussara Márcia; do Conde, Eduardo Vieira; de Pojuca, Carlos Eduardo; e do vice-prefeito de Simões Filho, Sid Serra. Os demais prefeitos que compõem a RMS mandaram representantes.

Foto: Kelvi Lima

Agência de Notícias 

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga