» » Programa Mais Agricultura realiza primeira compra



 Com muita alegria, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) da Prefeitura de Camaçari foi recebida no Sítio Canto do Sabiá, na localidade de Tiririca, para a primeira compra do Mais Agricultura. A ação foi realizada nesta quarta-feira (5/8), com a aquisição de 2.500 quilos de produtos, como hortaliças, frutas e legumes.

O local é a propriedade do agricultor Edson Andrade de Oliveira, 50 anos, que fez uma avaliação positiva “a ação está bem. Fiquei feliz quando soube que teria o programa porque é mais um para gente vender os produtos, é mais uma forma de escoar”. Ao lado da esposa, Zulmira Santana de Oliveira, 47 anos, ele também vende para os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 Para o programa municipal, a verba disponibilizada foi no valor de R$ 1 milhão, e esta é só a primeira etapa, com investimento de R$ 200 mil e durará cerca de três meses. O programa pode beneficiar 27 instituições, além do Banco de Alimento, mas esse número pode se estender, à medida que mais organizações estão sendo credenciadas. Atualmente, 72 produtores estão aptos a vender para o Mais Agricultura e as compras serão realizadas sempre as quartas-feiras.
A primeira compra foi realizada, além do Sítio Canto do Sabiá, na Associação de Moradores da Tiririca e no Banco de Alimentos, e beneficiará duas instituições, a Creche Comunitária de Parafuso e Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária, que receberam os produtos na sequência.

O produtor do Sítio Por do Sol, Almir da Cruz Jesus, 43 anos, destacou a importância do Mais Agricultura, “porque antes a gente não tinha, plantava e ficava vendendo na feira, esse programa é uma renda que vem a mais. Já participo do PAA e do PNAE e chegou esse da prefeitura para fortalecer a nossa renda”.


O Programa Mais Agricultura foi instituído pela Lei 1.569/2018, que prevê a compra, com recursos próprios, da produção da agricultura familiar direto do produtor rural, que será distribuída para entidades socioassistenciais. 

Foto:Thiago Canuto.

Agência de Notícias 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga