» » Coronavírus já é a maior causa de mortes registradas em um único ano no Brasil

132 mil óbitos contabilizados até agora superam óbitos por doenças isquêmicas do coração: foram 116 mil em 2019.

Foto: Altemar Alcantara/Fotos Públicas

O novo coronavírus se tornou a causa-morte com mais vítimas em um único ano já registrado no país, que até agora soma mais de 132 mil óbitos em decorrência da doença.

A primeira morte brasileira por Covid-19 ocorreu em 12 de março, segundo revisão do Ministério da Saúde.

Reportagem do portal UOL analisou os dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, que contabilizam essas informações desde 1979.

Segundo levantou a publicação, entre as classificações de causas naturais ou externas de mortalidade do SIM, as doenças isquêmicas do coração (que incluem os infartos) lideraram historicamente a lista de causa-morte e atingiram seu auge em 2019, com 116 mil óbitos em 12 meses, segundo dados ainda preliminares do SIM.

No caso de doenças respiratórias, a pneumonia sempre foi a que mais matou, e o recorde de óbitos em único ano ocorreu também em 2019, quando ela causou 83 mil óbitos. Entre os cânceres, o de pulmão, brônquios e traqueia é o que leva o maior número de mortes no Brasil, mas nunca chegou a 30 mil em um ano.

Ainda em termos de comparação, as mortes causadas pelo coronavírus em apenas seis meses já correspondem a mais que o dobro do recorde histórico de homicídios, ocorrido em 2017, quando foram mortas 62 mil pessoas de forma violenta. Já os acidentes de trânsito tiveram seu maior número na década em 2012, com 46 mil vítimas.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga